No jogo mais esperado do primeiro dia do US Open nesta segunda-feira (30), o grego Stefanos Tsitsipas esteve duas vezes atrás no placar, mas conseguiu vencer de virada o britânico Andy Murray pelo placar de 3 sets a 2, em uma batalha de quatro horas e 48 minutos disputada no Arthur Ashe.
Terceiro cabeça de chave do torneio, Tsitsipas vai enfrentar na segunda rodada o francês Adrian Mannarino, que também de virada derrotou o compatriota Pierre-Hugues Herbert por 3 sets a 2, parciais de 3-6, 4-6, 6-4, 6-3 e 6-3, em quase quatro horas de jogo.
O primeiro set foi de domínio do Murray. Liderando em quase todos os fundamentos, o britânico não deu chances ao Tsitsipas, conquistando duas quebras de saque nos primeiros seis games de partida. Apenas no oitavo game ele teve um pouco mais de dificuldade para confirmar o seu serviço, mas conseguiu fechar o set em 6-2.
Já o segundo set foi de muito equilíbrio e sem quebras de saque. Desta forma, ele foi decidido no tie-break, em que Murray chegou a ter dois set points, um deles em seu serviço. Mas o britânico cometeu um série de erros, permitindo a reação do Tsitsipas, que marcou cinco dos últimos seis pontos e venceu o tie-break por 9-7, empatando a partida.
Surte + Thiago Monteiro perde para Daniel Evans e está eliminado da chave de simples do US Open
Murray não se abateu com o set perdido e começou a terceira parcial quebrando o saque do grego. No quinto game, o britânico precisou salvar quatro break points e confirmou o seu serviço em um game com duração de 12 minutos. Sem ter mais seu saque ameaçado, Murray conseguiu fechar a parcial em 6-3.
Já o quarto set foi de domínio do Tsitsipas, que se aproveitou da queda de intensidade do britânico e abriu 5-0 ao conquistar duas quebras de saque. Murray até chegou a devolver uma das quebras, mas o grego conseguiu fechar o set em 6-3, igualando o jogo novamente.
Jogando melhor, Tsitsipas quebrou o saque do Murray logo na largada do quinto set e abriu vantagem. O grego chegou a salvar um break point no quarto game, se mantendo à frente na parcial. Este foi o último game em que Tsitsipas foi ameaçado. Muito sólido em quadra, o grego conseguiu administrar a vantagem e fechou a última parcial por 6-4, para conquistar uma grande vitória.
Foto: Garrett Ellwood/USTA
0 Comentários