Com 18 anos, a atleta do Pinheiros participou de sua quinta final no circuito nacional, depois de ter alcançado cinco vice-campeonatos em etapas entre 2018 e 2021. Na final, Luana derrotou outra promessa da esgrima brasileira, Pietra Chierighini, de 17 anos, que por sua vez, alcançou sua segunda final.
Trabalhei muito para conseguir dar o meu melhor nessa competição. Foram treinos e treinos para conseguir a medalha de ouro. Venho trabalhando bastante para mostrar o que venho fazendo na esgrima. O ouro finalmente veio, estou muito feliz
Com o resultado, Luana Pekelman segue na vice-liderança do ranking nacional, se aproximando de Karina Trois, que não participou da etapa por estar com covid-19 e Chierighini, do Paulistano, se isola em terceiro lugar da classificação.
Luana Pekelman comemora ponto decisivo diante de Pietra Chierighini na final |
Confira como foi a campanha rumo ao título
Luana Pekelman começou muito bem, vencendo com tranquilidade seus seis confrontos de pule, diante de Gabriela Moraes, Luciana Pelucio (5-1), Isabela Chen e Isabela Cunha (5-2), Stephanie Grosche (5-3) e Livia Santana (5-0), passando em primeiro.
Com bye na primeira rodada, ela já estreou nas quartas-de-final, vencendo a campeã cadete Isabela Cunha por 15 a 3. Seu maior trabalho foi diante de Luiza Lee, do Paulistano, a quem venceu na semifinal por 15 a 10. Na final, não deu chances para Pietra Chierighini e venceu por 15-8.
Pekelman está em ótima fase, tendo alcançado duas finais importantes em julho. Ela foi vice na Etapa do Circuito Nacional, caindo para Karina Trois na final e venceu Chierighini na final do torneio juvenil na mesma etapa. Pekelman e Chierighini nasceram em 2003 e a campeã mostrou que a rivalidade tem seus traços positivos.
Com certeza é uma rivalidade boa. Nós duas somos da equipe brasileira. Fico bem feliz que a gente possa estar aqui, conseguindo jogar e também se dar muito bem lá fora nas competições e crescer internacionalmente como equipe
Além de Luiza Lee, quem levou o bronze foi Isabela Chen, também do Pinheiros, que curiosamente derrotou sua mãe Andrea Chen, por 15 a 4 nas quartas para garantir a medalha.
Andrea, por sua vez, havia passado por difíceis 15 a 14 diante de Carla Scalabrin nas oitavas, num confronto de mães da esgrima: Carla é mãe dos campeões do fim-de-semana, Bruno e Luana Pekelman.
Ainda na fase de grupos, teve um novo confronto entre as finalistas do torneio cadete disputado no sábado, com resultados inversos: Isabela Chen venceu por 5-3 Isabela Cunha se vingando da final do sabre de cadete do sábado.
Luana Pekelman comemora vitória diante de Luiza Lee na semifinal |
O próximo torneio do calendário nacional será o Torneio Nacional Infantil Mestre Pereira (para menores de 11 e 13 anos) e o Torneio Nacional Pré-Cadete (sub-15) a ser disputado no Rio de Janeiro em 4 de setembro. O Campeonato Brasilerio Cadete (sub-17) e Juvenil (sub-20) será em Curitiba, a partir do dia 16 de setembro e o 91º Campeonato Brasileiro adulto será disputado em Porto Alegre, a partir do dia 9 de outubro, encerrando a temporada 2021 da esgrima de elite brasileira.
Fotos: Rosele Sanchotene / Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
0 Comentários