Com apenas 18 anos de idade, Carlos Alcaraz conquista uma vitória histórica no US Open. Após uma batalha de quatro horas e sete minutos, o espanhol derrotou o grego Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 2, batendo pela primeira vez na carreira um tenista Top 10 e chegando pela primeira vez às oitavas de final de um Grand Slam.
Alcaraz é o mais jovem tenista a chegar nas oitavas do US Open desde os estadunidenses Pete Sampras e Michael Chang em 1989. Seu próximo adversário será o alemão Peter Gojowczyk, que derrotou de virada o suíço Henri Laaksonen por 3 sets a 1, parciais de 3-6, 6-3, 6-1 e 6-4.
Alcaraz começou com tudo a partida e abriu 4-0 ao quebrar duas vezes o saque do Tsitsipas. O grego chegou a devolver uma das quebras no sexto game, mas o espanhol obteve uma nova quebra de serviço no nono game e faturou o primeiro set em 6-3.
O espanhol manteve o embalo na largada do segundo set e abriu 3-0 ao quebrar o serviço do grego no segundo game. Mas Tsitsipas reagiu no set, conquistando cinco games seguidos, após quebrar por duas vezes o saque de Alcaraz. O espanhol desperdiçou três chances de obter uma nova quebra e empatar o set no décimo game. Com isso, o grego venceu a parcial por 6-4.
That. Was. Wild.
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2021
The final two points of an incredible match between Alcaraz and Tsitsipas. pic.twitter.com/HExTR6qH1o
No terceiro set, Tsitsipas conquistou duas quebras seguidas e sacou duas vezes para fechar o set. Na primeira, ele desperdiçou dois set points e o Alcaraz devolveu a primeira quebra. No décimo game, o grego sacou novamente para fechar o set e o espanhol devolveu a segunda quebra. Desta forma, o set foi para o tiebreak. Com a confiança em alta, o espanhol foi superior e ganhou a parcial por 7-2.
No intervalo entre o terceiro e o quarto set, Tsitsipas foi ao vestiário, mas dessa vez demorou pouco mais de três minutos para retornar a quadra. O grego teve um domínio total do quarto set, cedendo apenas dez pontos para o espanhol, aplicando um "pneu".
Já o quinto set foi o mais equilibrado de todos e sem quebras de serviço. Desta forma, o set decisivo foi para o tie-break. Mais agressivo, Alcaraz abriu vantagem e teve três match points. Tsitsipas salvou os dois primeiros no saque do espanhol e teve saque a favor para salvar o terceiro. Mas Alcaraz conseguiu converter o último match point com um winner, confirmando sua histórica vitória.
Foto: Garrett Ellwood/USTA
0 Comentários