Após três anos longe das quartas de final do US Open, Novak Djokovic está de volta ao grupo dos oito melhores do torneio. Ele venceu nesta segunda-feira (6), o tenista da casa, Jenson Brooksby (99º), de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 1-6, 6-3, 6-2 e 6-2, em 2h58 de partida.
A última vez que o sérvio número 1 do mundo esteve nas quartas de final no Major estadunidense, foi exatamente em 2018, quando foi campeão, derrotando o argentino Juan Martin del Potro na decisão pelo título.
Na atual edição do US Open, Djokovic encara nas quartas de final o italiano Matteo Berrettini, com quem definiu o caneco de Wimbledon nesta temporada, com vitória de virada por 3 sets a 1. Eles ainda tiveram dois confrontos no circuito, com outras duas vitórias do tenista sérvio, sendo uma na fase de grupos do ATP Finals de 2019 e outra nas quartas de final de Roland Garros, esse ano.
It's Novak Djokovic's world and we're just living in it.@DjokerNole | #USOpen pic.twitter.com/w9csbZRhsr
— US Open Tennis (@usopen) September 7, 2021
O jogo
Ao contrário do que se esperava, quem começou o jogo impondo forte ritmo foi Brooksby. Empurrado pela torcida, o tenista estadunidense abriu 3-0 rapidamente, com uma quebra de serviço efetuada. Djokovic ainda conseguiu confirmar um saque, mas não reverteu a situação, vendo o adversário crescer ainda mais no jogo, aproveitando outro break point para fechar a primeira parcial em 6-1.
Já no início do segundo set, Djokovic parecia ter controle absoluto das ações. O que não aconteceu. Mesmo com uma quebra abaixo, Brooksby fez o adversário sérvio jogar um game de 20 minutos, devolvendo a quebra de serviço.
No entanto, a energia do jovem estadunidense pareceu ter acabado ali, e Djokovic aproveitou para dominar a parcial, fechando em 6-3, com nova quebra de saque no sexto game.
A partir disso, Djokovic foi soberano no jogo. Abriu 4-0 no terceiro set, com um adversário abatido fisicamente. Chegando em todas as bolas, o sérvio ganhou 74% dos pontos com o primeiro saque e quebrou duas vezes o saque de Brooksby, ganhando a parcial por 6-2.
Surte + : Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski conquistam grande virada e estão nas quartas do US Open
O quarto set foi muito semelhante ao terceiro. Djokovic começou com uma quebra de serviço, manteve a vantagem ao longo da parcial e no sétimo game, repetiu a quebra, para na sequência, vencer por 6-2 e carimbar sua vaga na próxima fase.
Djokovic disparou nove aces e 44 bolas vencedoras ao longo da partida. Um jogo tão agressivo rendeu muitos erros também e o sérvio contabilizou 41 ao término do jogo. Brooksby, de 20 anos, teve 27 bolas vencedoras e 28 erros não-forçados.
Foto: Garrett Ellwood/USTA
0 Comentários