Com 19 anos completados no dia anterior, Leylah Fernandez recebeu um ótimo presente de aniversário nesta terça-feira (7) no US Open. Em mais um grande jogo pela chave feminina, a canadense derrotou a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 1, chegando a uma inédita semifinal de Grand Slam.
A vaga entre as quatro melhores do torneio já garante a canadense pela primeira vez no Top 40 do ranking mundial da WTA. Fernandez espera agora a vencedora do confronto entre a tcheca Barbora Krejcíková e a bielorrussa Aryna Sabalenka.
Apesar do baixo aproveitamento de 47% do primeiro serviço em quadra, Fernandez não foi ameaçada pela Svitolina no primeiro set. Com agressividade e ganhando todos os pontos quando subiu a rede, a canadense aproveitou a chance que apareceu no sexto game para quebrar o saque da ucraniana, o suficiente para fechar o set em 6-3.
Surte + Daniil Medvedev perde set, mas vence mais uma e se garante na semifinal do US Open
Já o segundo set foi de superioridade da Svitolina. Superior em quase todos os fundamentos, a ucraniana chegou a abrir 5-1 ao quebrar duas vezes seguidas o saque da canadense, que até esboçou uma reação no final do set, devolvendo uma das quebras e tendo três break points no nono game. Mas Svitolina conseguiu sair do sufoco e devolveu o 6-3 do set anterior.
O terceiro set foi o mais disputado, como se esperava de uma grande partida. Com uma quebra de saque de vantagem, Fernandez chegou a abrir 5-2 e sacou para fechar o jogo no nono game. Mas Svitolina reagiu e devolveu a quebra que tinha atrás. Com o set empatado, a decisão da vaga para a semifinal foi para o tiebreak. A canadense chegou a abrir 4-1, a ucraniana foi buscar o empate, mas Fernandez marcou dois pontos na reta final e fechou a parcial em 7-5.
Foto: Darren Carroll/USTA
0 Comentários