De acordo com o jornal britânico The Guardian, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fez uma votação secreta para substituir o hipismo pelo ciclismo com a intenção de manter o status de esporte Olímpico.
O movimento vem após a agressão de Kim Raisner ao cavalo montado por Annika Schleu (GER) durante a competição de hipismo nos Jogos Olímpicos deste ano, realizados em Tóquio. A alemã liderava a competição quando o cavalo refugou, e depois foi agredido por Raisner.
Raisner recebeu uma reprimenda de um painel criado posteriormente pela UIPM e foi obrigada a participar de treinamento para bem estar animal. O painel disse ainda que caso aconteça a reincidência, ela pode perder definitivamente as credenciais como treinadora. Schleu também foi ouvida pelo painel, mas inocentada do uso excessivo do chicote e esporas durante a prova.
A federação, em resposta as pesadas criticas recebidas após o incidente, agiu para preservar a sua posição no programa dos Jogos Olímpicos.
A votação, realizada recentemente segundo disseram fontes ao jornal, não foi comentada pela UIPM, que disse que está realizando reuniões no momento e que o resultado delas será anunciado no dia 4 de novembro.
Existem críticos do movimento., A ex-atleta britânica Kate Allenby, bronze em Sidney 2000, disse que a mudança seria um desastre para o esporte e que não é pentatlo moderno se não tem hipismo.
Foto: Tatyana ZEnkovIch/EPA
0 Comentários