Caeleb Dressel chega a segundo ouro no mundial nos 50m borboleta (Foto: Divulgação/FINA) |
O Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Budapeste, chegou ao terceiro dia, neste domingo (19), entregando mais cinco medalhas e o Surto traz um resumo dos destaques desta competição multiesportiva que tem gostinho de Jogos Olímpicos:
Natação
A primeira medalha da Natação saiu nos 100m peito masculino, sem presença do Brasil e de Adam Peaty, recordista absoluto da prova. Numa disputa equilibrada, o italiano Nicolo Martinenghi, bronze em Tóquio 2020, levou o ouro com o tempo de 58.26. A prata ficou com Arno Kamminga, dos Países Baixos, prata nos últimos Jogos Olímpicos, que bateu com 58.62. O bronze foi dos estadunidense Nic Fink, com o tempo de 58.65.
Nos 100m borboleta feminino, Torri Huske, dos Estados Unidos, ficou muito próxima do recorde mundial, batendo em primeiro com 55.64, a 11 centésimos da marca. A prata foi de Marie Wattel, da França, com o tempo 56.14 e o bronze ficou com Yufei Zhang, da China, com a marca de 56.41.
A terceira disputa de medalhas na Duna Arena teve um toque especial. Na final dos 50m borboleta masculino, os holofotes foram todos para o vencedor da prata, pois o brasileiro Nicholas Santos conseguiu sua quarta medalha consecutiva em mundiais de piscina longa, aos 42 anos de idade, com 22.78, sendo reverenciado pelos seus adversários. Caeleb Dressel, dos Estados Unidos, mais uma vez foi ouro, com 22.57 e o bronze ficou com seu compatriota Michael Andrew.
Este foi o segundo ouro de Dressel, que começa a abrir sua contagem de medalhas no Mundial. No sábado (19), ele foi campeão com o time estadunidense no revezamento 4x100m.
Interminável! Nicholas Santos é prata no Mundial de Esportes Aquáticos
Na última final da noite, os 200m medley feminino, contou com a presença da húngara Katinka Hosszu, quatro vezes medalhista na prova e detentora do recorde mundial. Que, mesmo nadando em casa, terminou em 7º. O ouro foi de Alex Walsh, dos Estados Unidos. A atleta dominou a prova do início ao fim e fechou com 2:07.13. A prata foi da australiana Kaylee McKeown, com 2:08.57 e o bronze foi da estadunidense Leah Hayes, com 2:08.91, recorde mundial júnior.
Nado Artístico
A única final do Nado Artístico disputada neste domingo (19) foi a do dueto feminino pela rotina técnica, sem a presença de brasileiras. Sobrando desde a fase preliminar, as chinesas Liuyi Wang e Qianyi Wang foram praticamente perfeitas e conseguiram aumentar sua nota na competição, fechando com 93.7536 e garantido o primeiro ouro do país no Mundial.
A prata foi para a Ucrânia, com Maryna Aleksiiva e Vladyslava Aleksiiva, com 91.8617 e o bronze ficou com Anna-Maria Alexandri e Eirini Alexandri, da Áustria, com 91.2622.
Quadro de Medalhas
Após o terceiro dia de disputas, o quadro de medalhas do Mundial de Esportes Aquáticos contou com a entrada da China e Itália no top 5:
1º Estados Unidos - 5 ouros, 1 prata e 6 bronzes (12)
2º Austrália - 2 ouros e 2 pratas (4)
3º França - 1 ouro e 1 prata (3)
4º China - 1 ouro e 1 bronze (2)
4º Itália - 1 ouro e 1 bronze (2)
9º Brasil - 1 prata e 1 bronze (2)
Próximos passos
Nesta segunda (20), chegamos ao quarto dia de disputas em Budapeste, com direito a sete medalhas. Outra novidade, é a estreia do Polo Aquático. Vamos a programação:
Natação
Valendo Medalha
200m livre (M)
1500m livre (F) - Beatriz Dizotti e Viviane Jungblut
100m costas (F)
100m costas (M)
100m peito (F)
Preliminares e semifinais
50m peito (M) - João Gomes Junior e Felipe França
200m livre (F) - Stephanie Balduccini
200m borboleta (M) - Matheus Gonche e Leonardo de Deus
800m livre (M) - Guilherme Costa
Nado Artístico
Valendo Medalha
Dueto Misto (Rotina Técnica) - Fabiano Ferreira e Gabriela Regly
Equipes Femininas (Combinação Livre) - Time Brasil
Preliminares
Individual Feminino (Rotina Livre)
Polo Aquático
1ª fase - Torneio Feminino
Grupo A
Canadá x Itália
Hungria x Colômbia
Grupo B
África do Sul x Estados Unidos
Países Baixos x Argentina
Grupo C
Nova Zelândia x Brasil
Cazaquistão x Austrália
Grupo D
Grécia x Tailândia
França x Espanha
0 Comentários