O Tour de France sofreu uma reviravolta nesta quarta-feira (13) na luta pelo título: o dinamarquês Jonas Vingegaard venceu a 11ª etapa da tradicional prova e se tornou o novo dono da camisa amarela, dada ao líder geral da competição.
Ao todo, 161 ciclistas participaram da disputa, que saiu de Albertville com chegada no Col du Granon, em um total de 152 km. Vingegaard venceu com o tempo de 4h18min02s, praticamente um minuto à frente do segundo colocado, o colombiano Nairo Quintana. O francês Romain Bardet completou o top-3 com o tempo de 4h19min12s.
Vingegaard passou boa parte da prova no terceiro pelotão, ao lado do então líder e atual bicampeão do Tour de France, o esloveno Tadej Pogacar, e outros candidatos à camisa amarela. Restando pouco menos de 4,5 km, Vingegaard deixou o grupo para trás e partiu para a perseguição ao líder Quintana. A 3,5 km, o dinamarquês deixou o colombiano para trás e assumiu a liderança.
“É difícil para mim, expressar esse momento em palavras”, comentou um emocionado Vingegaard minutos após o término da prova e ser cumprimentado por Pogacar. “Isso é o que eu sempre sonhei, ganhar uma etapa no Tour. E agora estou com a camisa amarela, isso é incrível.”
Abaixo seguem os melhores momentos da etapa desta quarta:
Na quinta-feira (14) será realizada a 12ª etapa do Tour de France, em mais um dia épico nas montanhas! Serão 165,5 km entre Briançon e Alpe d’Huez, etapa que será idêntica ao percurso utilizado na edição de 1986, em uma data especial: o Dia da Bastilha, um dos principais feriados franceses.
Na classificação geral, Jonas Vingegaard é o novo dono da camisa amarela. O dinamarquês lidera a classificação geral com 2min16s de vantagem para o segundo colocado, o francês Romain Bardet. Tadej Pogacar agora é o terceiro colocado, a 2min22 segundos atrás do novo líder do Tour de France 2022.
Foto: A.S.O/Charly Lopez
0 Comentários