Últimas Notícias

CBAt assina Acordo de Cooperação Técnica com Núcleo de Alto Rendimento de SP


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR), que vai vigorar até 31 de dezembro de 2024. O principal objetivo é proporcionar a capacitação e o aperfeiçoamento dos treinadores de alto rendimento, por meio do NAR, e dos professores de Educação Física de todo o Brasil, por intermédio do Impulsiona – ambos do Instituto Península.

O NAR disponibilizará sua estrutura para Campings e Clínicas de Atletismo organizados pela CBAt; cooperará na elaboração de protocolos de controle do treinamento de atletas e na formação profissional de treinadores por meio de encontros, aulas e mesas-redondas. O acordo também oficializa a cessão do espaço físico do NAR para treinamento de atletas do alto rendimento e o suporte técnico aos treinadores que utilizam as instalações.


A CBAt intermediará o contato entre treinadores e NAR para as Clínicas e Campings; disponibilizará, quando possível, materiais de uso diário para os atletas em treinamentos no NAR; e dará apoio institucional na captação de verba pública para a reforma da pista do local.

"É um acordo extremamente importante para a capacitação e o aperfeiçoamento dos nossos treinadores e no desenvolvimento de protocolos. A CBAt já tinha uma parceria informal com o NAR, vários atletas treinam nesse espaço físico e de conhecimento usado há anos no desenvolvimento do atletismo", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. "Esse acordo com o Instituto Península ampliará e muito essa parceria", acrescentou Wlamir.

"A parceria com a CBAt sela, oficialmente, uma cooperação técnica, científica, e estrutural que já existe há anos, entre o NAR e uma das maiores confederações esportivas de nosso País. Para nós do NAR, é uma honra imensa contar com a confiança e o apoio da CBAt. Temos certeza de que essa parceria será extremamente benéfica para o desenvolvimento do atletismo brasileiro", disse Irineu Loturco, diretor técnico do NAR.

Victor Fernandes, supervisor do NAR, vê a parceria como uma oportunidade de integração entre a entidade e os treinadores brasileiros. "Vamos aprender com eles e entregar o que a há de mais moderno no esporte de alto rendimento", afirmou Victor. Disse que o NAR atua desde 2011 fazendo ciência com um viés prático, o que deu muito certo. "Temos o que há de mais novo no mercado para a melhoria da performance. E junto com a CBAt vamos conseguir atingir mais treinadores e aprender também com eles, ciência de mão dupla."

O NAR é uma idealização dos empresários Abílio Diniz e João Paulo Diniz - que morreu em julho -, e de Irineu Loturco. João Paulo, um dos grandes apoiadores do esporte brasileiro, sempre esteve por trás do NAR, um legado que é centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos.

O Acordo também envolve o programa Impulsiona para levar o Atletismo na Escola para a rede de ensino de todo o País. "É um programa que a CBAt tinha, mas que será implementado com essa parceria. O NAR mais voltado para o altíssimo rendimento e o Impulsiona com o objetivo capacitar professores", ressaltou Wlamir.

Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona - programa que usa o esporte como ferramenta educacional -, observa que a parceria com a CBAt é essencial para a missão de levar mais esportes para as escolas brasileiras. "O atletismo está cada vez mais presente nas aulas de Educação Física e o curso online é uma ferramenta poderosa para ajudar na formação dos professores. Vamos desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sócioemocionais entre crianças e adolescentes por meio do esporte", informou Vanderson.

Com carga horária de 20 horas e certificado, o curso Impulsiona Esporte - Atletismo na Escola visa apoiar os professores de Educação Física a levar o esporte, de forma dinâmica e divertida, para as escolas. O conteúdo pode ser utilizado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. O professor não depende de estruturas específicas para colocar o conhecimento em prática.

Foto: Divulgação/NAR

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar