Buscando ritmo de competição na reta final de preparação para o Campeonato Mundial, parte da seleção brasileira de judô esteve na Itália para a disputa do Aberto Europeu de Riccione (iITA), que foi realizado no sábado (10) e no domingo (11) e a equipe conquistou duas medalhas.
No domingo (11), Beatriz Sousa (+78kg) ganhou a medalha de ouro após derrotar a francesa Lea Fontaine na decisão.
Os judocas Marcelo Gomes 90kg e Rafael Macedo 90kg também lutaram no domingo. Marcelo venceu o italiano Andrea Raffaele na estreia, mas caiu nas oitavas para o georgiano Luka Maisuradze, cabeça de chave nº 1.
Já Macedo parou no português Anri Egutidze, logo na 1ª rodada.
No sábado (10), Eric Takabatake conquistou um dos bronzes da categoria meio-leve (66kg) ao bater o italiano Luca Caggiano, por waza-ari.
“Muito feliz por ver que todo o trabalho duro está, finalmente, dando frutos. Agora é aproveitar o treinamento de campo aqui e voltar mais forte para o Mundial. Obrigado a todos que torceram por mim”, comemorou o brasileiro.
Eric é o atual campeão pan-americano e essa foi a sua segunda medalha na temporada de estreia no meio-leve. Após representar o Brasil nos Jogos de Tóquio, Takabatake decidiu mudar do peso ligeiro para o meio-leve e vem se adaptando à nova categoria. Ele é um dos convocados para o Mundial de Tashkent, que será no período de 06 a 13 de outubro, no Uzbequistão.
Atualmente na 19ª posição no ranking mundial, o brasileiro chegou à Itália como um dos cabeças de chave de sua categoria e confirmou o favoritismo vencendo todas as lutas preliminares por ippon. Ele bateu Leonardo Valeriani (ITA), Martin Setz (GER) e Orlando Cazorla (FRA), parando apenas na semifinal diante do francês Reda Seddouki, que ficou com o ouro ao bater Orkhan Safarov (AZE). Seddouki foi também o algoz de outro brasileiro, o número 6 do mundo, Willian Lima, que caiu para o francês nas oitavas de final depois de vencer Bengench Soltanov, do Turcomenistão.
Allan Kuwabara (60kg) também lutou neste sábado e parou na primeira luta diante de Dilshot Khalmatov, da Ucrânia, que ficou com a medalha de bronze ao final do dia.
No domingo, o Brasil será representado por Marcelo Gomes (90kg) e Rafael Macedo (90kg) nas chaves masculinas, além de Beatriz Souza (+78kg), nas chaves femininas.
Foto: Tino Maric/EJU
0 Comentários