Gabi dando manchete durante o Mundial (Foto: divulgação/FIVB) |
Após o fechamento do Mundial feminino de vôlei no sábado (15), com o título da Sérvia e o vice-campeonato do Brasil, foram definidas as 24 equipes que irão tentar as seis vagas distribuídas pelo torneio classificatório para Paris-2024.
Para estar elegível para o Pré-olímpico, os países deveriam estar entre as 24 primeiras colocações do ranking até 17 de outubro. A França (país-sede) e a Rússia (inelegível em razão da invasão a Ucrânia) estavam na zona de classificação mas não irão participar. As seleções da Eslovênia e do Peru foram agraciadas com duas vagas no classificatório.
O torneio será disputado com os times divididos em três grupos de oito seleções, cada grupo em um páis, e as duas melhores de cada grupo vão direto para Paris-2024. As cinco vagas restantes serão dadas as cinco melhores seleções do ranking (ainda não classificadas) após o fim da fase preliminar da Liga das Nações de 2024.
Porém, nesse caso, será dada prioridade ao continente que não tiver seleção classificada, depois se prioriza o ranking. O sorteio dos grupos tanto do masculino, quanto do feminino, será realizado no dia 19 de dezembro de 2022.
Confira os países classificados:
- Sérvia
- Itália
- Brasil
- Estados Unidos
- República Popular da China
- Japão
- Turquia
- Rússia (ausente)
- República Dominicana
- Polônia
- Bélgica
- Países Baixos
- Alemanha
- Canadá
- Tailândia
- Bulgária
- Porto Rico
- República Tcheca
- Colômbia
- México
- France (classificada por ser país sede)
- Argentina
- República da Coreia
- Ucrânia
- Eslovênia
- Peru
0 Comentários