Últimas Notícias

Morre Pelé, rei do futebol e maior atleta brasileiro da história, aos 82 anos

Santos FC/ Divulgação


O Brasil perdeu nesta quinta (29) o seu maior atleta de todos os tempos. O hospital Albert Einstein confirmou o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O tricampeão mundial de futebol estava internado desde o dia 29 de novembro, após contrair covid-19 e ser reavaliado em seu tratamento contra o câncer de cólon.

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol." disse o hospital em nota

Pelé foi um dos grandes responsáveis por tornar o Brasil uma potência no futebol reconhecida em todo o mundo. foram três copas do mundo conquistadas - 1958,1962 e 1970. Com a camisa canarinho, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.

Pelé também fez história no Santos, onde marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo clube, conquistando todos os títulos possíveis entre 1956 e 1974. Pelé ainda atuou no New York Cosmos, ajudando a fomentar o esporte nos Estados Unidos. 

Pelé e os Jogos olímpicos

Apesar de nunca ter disputado uma olimpíada, Pelé foi exaltado várias vezes pelo Comitê Olímpico Internacional. Foi eleito o atleta do século pela entidade em 1999, participou do revezamento da Tocha olímpica de Atenas, quando este passou pelo Brasil, além da ordem olímpica, maior honraria olímpica, dado ao rei do futebol em 2016.

Pelé também foi um dos grandes cabos eleitorais da candidatura dos jogos Rio 2016 e um dos responsáveis pela conquista de termos uma olimpíada no Brasil. Pelé participou da cerimônia de encerramento nos jogos de Londres em 2012, na apresentação do Brasil que seria sede quatro anos depois, mas problemas no quadril não deixaram participar da cerimônia de abertura no Rio de Janeiro em 2016, onde ele foi cotado para acender a tocha olímpica.

 Pelé deixa sete filhos e a esposa Márcia Aoki, com quem era casado desde 2016.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar