Últimas Notícias

Yago Mateus sofre ataques racistas durante partida na Espanha

Print da transmissão mostra Yago com o semblante concentrado, enquanto era vítima de ataques racistas. Torcedora ri do ocorrido. O jogador disse que não ouviu o xingamento na hora
Yago enquanto era vítima de ataques racistas. Torcedora ri do ocorrido (Foto: Reprodução/TDP)


O armador da seleção brasileiro e do clube alemão Ratiopharm Ulm, Yago dos Santos, foi vítima de ataques racistas na última terça (7) em partida contra o Joventut Badalona válida pela fase de grupos da EuroCup 2022/23. Durante o jogo, uma torcedora se levantou nas arquibancadas e gritou "Mono", que significa Macaco em espanhol. 

O crime foi filmado durante a partida e o vídeo rodou o mundo inteiro. 

Através de sua assessoria, Yago disse que nunca havia passado por isso na vida e que não ouviu na hora. 

Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude. 

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) emitiu uma nota repudiando o ocorrido, apoiando Yago e pedindo que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei. O presidente da entidade, Guy Peixoto Jr. irá protocolar junto à Eurocup um pedido de investigação do caso e a identificação e punição dos responsáveis.

Os dois clubes envolvidos na partida não comentaram o caso.

Este é mais uma caso de racismo envolvendo atletas brasileiros nestes últimos dias. O jogador do Real Madrid, Vinicius Jr. foi chamado de "Macaco" na partida contra o Mallorca e viu torcedores do Atlético de Madrid pendurarem um boneco que representava Vini enforcado em um viaduto.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar