Últimas Notícias

ISU decidirá sobre participação russa em próximas reuniões

Patinador se abaixa e faz movimento segurando a perna durante competição
Foto: REUTERS/David W Cerny/arquivo

 

A União Internacional de Patinação (ISU) confirmou que sua decisão sobre a participação da Rússia e de Belarus em competições internacionais será tomada em uma reunião do órgão a ser realizada em junho ou em outubro.

 

Isso ocorre depois que o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que as federações esportivas permitam que atletas russos e belarrussos possam competir como neutros, desde que não apoiem abertamente a invasão da Ucrânia ou sejam afiliados às forças armadas.

 

O comunicado do órgão internacional destaca que a ISU monitora de perto a situação na Ucrânia e seu impacto na atividade do esporte, bem como as discussões dentro do Movimento Olímpico e que em breve irá deliberar sobre o tema.

 

"A ISU observou a declaração do Comitê Olímpico Internacional após sua reunião de 28 de março de 2023 com suas recomendações para as Federações Internacionais sobre a participação de atletas com passaporte russo ou bielorrusso em competições internacionais. Como a temporada de patinação no gelo já está chegando ao fim, o Conselho da ISU discutirá o assunto durante sua próxima reunião em junho ou outubro."

 

O COI recomendou que Rússia e Belarus fossem completamente banidas quando Vladimir Putin lançou sua invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022, antes que seu recente anúncio revertesse essa postura. Isso levou a ISU a suspender os atletas dessas nações em 1º de março de 2022.

 

O Tribunal Arbitral do Esporte deve realizar uma audiência em 2 de maio após um recurso de atletas russos que foram suspensos pela ISU. Se os atletas forem reintegrados, isso significa que a primeira competição da qual eles poderiam participar seria o Hollins Trophy International de patinação artística, que acontece de 9 a 12 de junho.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar