Últimas Notícias

Morre em Goiânia judoca campeão paralímpico nos Jogos de 1988

Leonel Santos durante uma luta
Foto: O Popular

O Comitê Paralímpico Brasil (CPB) anunciou na segunda-feira (3) o falecimento do judoca paralímpico Leonel Cunha Moraes Filho, 60, ocorrido na noite do último domingo, 2. Ele teve uma parada cardiorrespiratória em decorrência de complicações de uma infecção urinária, que se agravou. 

Leonel perdeu a visão aos 19 anos, em um acidente automobilístico. Começou lutando judô contra atletas do convencional e foi um dos pioneiros da vertente paralímpica da modalidade, que estreou na grade dos Jogos Paralímpicos de Seul 1988, na Coreia do Sul, com os homens – as mulheres seriam incluídas no evento apenas a partir de 2004, em Atenas. O então peso-pesado (acima de 95 kg) voltou para casa com uma medalha de bronze, assim como os colegas Jaime de Oliveira (até 60 kg) e Júlio Silva (até 65 kg). Foram as primeiras medalhas do judô brasileiro em edições de Jogos Paralímpicos.

Ele participaria ainda de outras duas edições: Barcelona 1992 e Sydney 2000, ficando em quinto lugar em ambas. Ganhou ainda o bronze no Mundial de 1995, disputado em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Além do paradesporto, Leonel Filho também se dedicou à profissão de massoterapeuta e integrou um projeto para judocas em Aparecida de Goiânia. Leonel deixa os filhos Regilene, Lucas e Pedro, os netos Anny Kelly, Guilherme Augusto, Liz e Théo, além da namorada Josefa

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar