Últimas Notícias

Raiza Goulão fica em segundo lugar na disputa do Short Track do Pan-Americano de Mountain Bike

Raiza Goulão fica com a prata no Pan-Americano de Mountain Bike (foto: Divulgação / CBC / Daniel Braga)
Raiza Goulão fica com a prata no Pan-Americano de Mountain Bike (foto: Divulgação / CBC / Daniel Braga)

No terceiro dia (28/04) do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, o Brasil subiu ao pódio mais uma vez. A disputa do Short Track, que determina o grid de largada dos atletas de elite no XCO, marcada para o domingo, terminou com a vitória de Estados Unidos no feminino e México no masculino. Representando o Brasil, Raiza Goulão ficou com o segundo lugar e José Gabriel com o quarto.

Na prova feminina, que teve 12 voltas, atletas dos Estados Unidos, Canadá e do Brasil estiveram praticamente a prova toda no primeiro pelotão. A partir da sexta volta, a estratégia do time norte-americano foi bloquear as adversárias e iniciar uma pequena fuga com uma de suas atletas. Mas Raiza Goulão e Karen Olimpio pedalaram forte e mantiveram o Brasil na briga pelo topo do pódio.

“Somos sim uma potência e essa diferença vai diminuir cada vez mais. A ideia era ficar ali na ponta e entregar o máximo. Acredito que o que fez a diferença foi o trabalho mental, em certos momentos foi preciso muito foco para não errar, e vale destacar a leitura da Karen na prova, ela percebeu que poderíamos nos ajudar, esse trabalho em equipe também funcionou muito bem e foi decisivo para que o resultado conquistado fosse positivo, como foi”, comentou a vice-campeã pan-americana, Raiza Goulão.

Na prova masculina, uma alternância entre os primeiros colocados mostrava que a prova seria definida apenas na reta final. Atual campeão pan-americano de XCO, Henrique Avancini manteve um ritmo forte desde o início, liderando o pelotão em diversas oportunidades e seguiu revezando a ponta com o chileno Martin Vidaurre e o canadense Gunnar Holmgren. Mas, faltando 4 voltas para o final, o mexicano José Gerardo Arevalo escapou, abrindo uma bela vantagem para os oponentes, que só foi aumentando até a última das 14 voltas da prova. O melhor brasileiro na disputa foi José Gabriel, quarto colocado.

Onde assistir

A Confederação Brasileira de Ciclismo está transmitindo ao vivo todas as provas em seu canal do youtube (link aqui).

Para quem puder comparecer pessoalmente, além das competições, o público poderá aproveitar as atrações da Vila do Pan, que conta com música ao vivo, diversas opções de alimentação e lojas de equipamentos e acessórios, além do setor exclusivo com produtos regionais. A entrada no Parque da Cachoeira é gratuita!

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Próximos passos

O último dia de competição ocorre amanhã, 30, com a prova de XCO a partir das 13h.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar