![]() |
Foto: Alê Cabral/CPB |
O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 ( baixa estatura) e único atleta brasileiro do parabadminton a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistou uma vaga para as quartas de final do V Internacional do Brasil, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o próximo domingo, 16.
Na tarde desta quinta-feira, 13, o atleta, que está na terceira colocação do ranking mundial em sua classe, venceu o peruano Hector Tunque, 10º colocado, por 2 sets a 0 (parciais 21/11 e 21/13). Além do paranaense, outras quatro atletas brasileiras estão nas quartas de final da competição: Adriane Ávila (classe SL3), Abinaecia Silva (SL3), Daniele Souza (WH1) e Maria Gilda (WH2).
Nas duplas mistas WH1/2, o Brasil será representado pela dupla Osvaldo Junior e Milani Gomes nas semifinais. Os adevrsários dos brasileiros nas próximas fases podem ser vistos ao final do texto, mas os horários dos confrontos ainda não foram definidos.
Vitor é um dos 57 atletas de baixa estatura no evento e não perdeu nenhum set até agora. “Foi um jogo bom, com adversário conhecido no cenário sul-americano e que, com certeza, estará nos Jogos Parapan-Americanos [de Santiago 2023]. É bom para termos uma perspectiva sobre como estamos em relação aos nossos adversários”, avaliou o paranaense, que completou: “Meu objetivo é trazer o ouro nas disputas individuais e de duplas. Quanto menos cansar, melhor, pois teremos jogos mais complicados e técnicos daqui para a frente. Serão partidas que exigirão mais do físico e do mental".
Ainda na noite desta quinta-feira, Vitor jogou pela chave de duplas, ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Ambos derrotaram os canadenses Justin Kendrick e Wyatt Lightfoot, com um duplo 21/18. Na estreia, Vitor e Miles venceram os brasileiros Vinícius de Oliveira, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Rennê de Souza, com as parciais de 21/5 e 21/4.
O V Internacional de badminton paralímpico do Brasil recebeu 268 inscrições de atletas oriundos de 36 países. Dentre eles, 18 lideram o ranking mundial em suas respectivas classes, seja em simples ou duplas.
A competição continua nesta sexta-feira, 14.
0 Comentários