Últimas Notícias

Brasil é o campeão geral do Pan-Americano de Mountain Bike

Brasil termina o Pan-Americano de Mountain Bike com 41 medalhas (foto: Divulgação / COPASI)
Brasil termina o Pan-Americano de Mountain Bike com 41 medalhas (foto: Divulgação / COPASI)

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023, disputado na cidade de Congonhas/MG se encerrou neste domingo, 30, com um saldo excelente para o Brasil! Com a participação em massa dos ciclistas brasileiros e um excelente nível técnico em diversas categorias, o Brasil ficou com o título entre nações com a soma de 41 medalhas, sendo 14 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze. O segundo lugar no ranking por nações foi para o México com 8 medalhas, sendo 4 de ouro, 1 prata e 3 bronzes. Em terceiro, o Chile, com 6 medalhas, 2 ouros e 4 pratas.

Último dia de disputas

No último dia de competições, foi disputada a XCO. Na prova feminina, Kate Courtney e Kelsey Urban dos EUA aceleraram e despontaram na liderança e conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Com todo apoio da torcida local, que vibrava muito, Raiza Goulão pedalou forte e ficou com o bronze pelo Brasil.

“Eu entreguei tudo na pista, estou muito satisfeita com a prova que fiz. Todas as meninas do Brasil estão de parabéns. A prova foi muito disputada, com vários países em condições de vencer. Deu pra sentir qual meu nível, o que precisa melhorar para chegar ali no ouro e vamos pra cima porque logo mais tem Copa do Mundo”, afirmou a brasileira.

No masculino, após várias alternâncias de posições durante as 3 voltas finais, subiram ao pódio o mexicano Jose Ulloa, o canadense Gunnar Holmgreen e o argentino Contreras Fernando que ficaram com o ouro, prata e bronze, respectivamente. Com poucos segundos de diferença, os brasileiros Ulan Galinski e Henrique Avancini chegaram em quarto e quinto lugar.

EUA e México ficam com vagas olímpicas

O país campeão de cada prova ficaria com uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Como vencedores, EUA e México levam a vaga direta.

O Brasil está bem posicionado no ranking, que começa a correr no dia 7 deste mês, e deve contar com dois atletas em cada naipe para os Jogos Olímpicos.

México fica com o segundo lugar geral

Raúl Hernández Romo, chefe de equipe e diretor técnico da Seleção Nacional de Mountain Bike do México (foto: arquivo pessoal)
Raúl Hernández Romo, chefe de equipe e diretor técnico da Seleção Nacional de Mountain Bike do México (foto: arquivo pessoal)

Em entrevista ao Surto Olímpico, Raúl Hernández Romo, chefe de equipe e diretor técnico da Seleção Nacional de Mountain Bike do México, afirmou estar muito contente com o resultado da delegação mexicana. Eles não possuem uma federação própria para o ciclismo, então a maioria dos ciclistas utilizaram recursos próprios, o que tornou a conquista ainda mais significativa.
"Estamos muito contentes porque deixamos uma mensagem importante a todo o nosso país e a todos os nossos ciclistas, que apesar das situações do nosso ciclismo federado, podemos ser tão fortes e tão unidos se nos dedicarmos a fazer as coisas. Com a abordagem certa, nos dedicando a fazer as coisas certas para apoiar nossos ciclistas, que sempre dão o melhor de si todos os dias".
Com o excelente desempenho, o México conquistou duas vagas masculinas e duas femininas para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Além disso, estão com uma vaga masculina garantida e uma feminina a ser confirmada para os Jogos Olímpicos de 2024.
“As expectativas para Santiago são boas já que por enquanto temos entre os nossos ciclistas Gerardo Ulloa que é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos, título conquistado em Lima, além do fato de ontem (30/04) ter conseguido o título de Campeão Continental nos Jogos Pan-Americanos em Congonhas”.
Quanto às Olímpiadas, ele declarou que:
“Ainda há tempo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, um ano é suficiente para antecipar as expectativas, embora todos desejamos ter o melhor dos sucessos, é importante ser realista e continuar com os processos para que os jovens ciclistas continuem o caminho certo de sua preparação. As competições atuais são exigentes e devemos levar cada uma delas da melhor forma e ir passo a passo no processo para atingir o objetivo traçado. Por enquanto só posso antecipar que queremos ver cada vez mais mexicanos entre os melhores do mundo e que isso é obra de muita gente”.
O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Próximos passos

O próximo evento de Mountain Bike é o UCI Junior Series XCO, no dia 07 de maio.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar