Últimas Notícias

Britânico medalhista de prata da esgrima morre aos 91 anos

Reprodção: www.britishfencing.com

 

O britânico Allan Jay, que por cinco vezes disputou os Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de prata na espada e um título mundial no florete, morreu aos 91 anos. Ele conquistou suas medalhas olímpicas em espada individual e por equipe nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960.

 

Jay foi o capitão da equipe olímpica britânica de esgrima por 15 anos, ganhando mais de 20 torneios internacionais e um total de 170 medalhas, incluindo sete medalhas de ouro do Império Britânico e da Commonwealth, a primeira delas, em 1950, para a Austrália.

 

O jornal semanal Jewish Chronicle relatou que, na década de 1950, a esgrima ainda era um esporte da classe alta e Jay teve que brigar pela entrada em clubes, até que provou seu sucesso.

 

Ele nasceu em 30 de junho de 1931 em Londres, filho de Vera e Lionel Goldstone, um vendedor de peles. Seu pai morreu na batalha de Monte Cassino em 1944, então aos 12 anos, Allan esteve no Palácio de Buckingham para receber a Cruz Militar do rei em nome de seu falecido pai.

 

O britânico frequentou o Cheltenham College, onde começou a praticar esgrima, passou a adolescência na Austrália, onde ele começou a praticar esgrima em nível internacional. Jay voltou à Grã-Bretanha para estudar direito na Universidade de Oxford e tornou-se advogado, enquanto disputava competições oficiais de esgrima na Federação Internacional de Esgrima (FIE).

 

Allan Jay foi premiado como Membro da Ordem do Império Britânico (MBE) na lista de Honras de Ano Novo de 1970 e permaneceu no esporte como oficial da FIE. Jay continuou a praticar esgrima semanalmente em clubes locais até os oitenta anos, muitas vezes vencendo jogadores jovens.

 

Ele deixa Carole, sua esposa de 64 anos, suas filhas Georgina e Felicity, neta Amber e bisneta, Elizabeth.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar