Acontece entre os dias 24 de junho e 02 de julho a edição 2023 da Copa do Mundo de Basquete Sub-19 Masculino da FIBA. A competição será realizada em Debrecen, na Hungria, e contará com as 16 melhores seleções sub-19 do mundo. Como anfitriã do evento, a Hungria ganhou entrada automática e as outras 15 equipes se classificaram em seus respectivos campeonatos regionais.
O Brasil conseguiu a sua classificação ao alcançar as semifinais do Campeonato das Américas Sub-18, em 2022, competição em que os brasileiros foram vice-campeões perdendo apenas dos Estados Unidos. A equipe brasileira retorna ao cenário mundial na categoria júnior, chegando à Copa do Mundo Sub-19 pela primeira vez desde 2013.
No histórico de participações, o Brasil acumula uma conquista em 1979, além da medalha de bronze na edição de 1983. Nas duas últimas competições mundiais da FIBA em que esteve presente, 2011 e 2013, os brasileiros ficaram fora da disputa entre os 8 melhores colocados.
Pelo formato de disputa, teremos quatro grupos com quatro seleções em cada. Todas as 16 equipes avançam para a segunda fase, quando o Grupo A enfrenta o Grupo B e o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, de Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1. A partir daí, teremos as quartas de final e os demais duelos de mata-mata. Os grupos ficaram assim divididos:
Grupo A: Canadá , França , China , Espanha
Grupo B: Líbano , EUA , Madagascar , Eslovênia
Grupo C: Sérvia , Japão , Brasil , Egito
Grupo D: Argentina , Coreia , Hungria , Turquia
A equipe dos Estados Unidos conquistou as duas últimas edições da Copa do Mundo Sub-19 Masculina e chega novamente como a seleção favorita a vencer o campeonato, no entanto, veremos na edição 2023 uma forte seleção da Espanha, buscando impedir o tri-campeonato consecutivo dos norte-americanos.
BRASIL NA COPA DO MUNDO 2023
Os atletas convocados para defender a Seleção Brasileira Sub-19 na Copa do Mundo de Basquete Sub-19 Masculino da FIBA foram:
ARMADORES - Gabriel Caldeira, Vitor Brandão, Richard Morina, Gabriel Landeira.
ALAS/ARMADORES - Reynan Camilo, Eduardo Klafke, Lucas Atauri, Kaique Pereira
ALAS - Samis Calderón, Guilherme Tesch, Breno Silva
ALAS/PIVÔS - Leandro Inácio, Victor Cauã
PIVÔS - Victor Hugo, Winicius Braga
Jogos do Brasil na 1ª Fase:
Dia 24/06 - Brasil x Japão - às 10h,
Dia 25/06 - Brasil x Sérvia - 07:30
Dia 27/06 - Brasil x Egito - às 15h.
Cronograma da Competição
- Dia 24/06 – início da Fase de Grupos
- Dia 28/06 – Oitavas de Final
- Dia 30/06 – Quartas de Final
- Dia 01/07 – Semifinal
- Dia 02/07 - Disputa de 3º e Final
Onde Assistir
Todos os jogos podem ser assistidos em YouTube.com/FIBA e na página NextGenHoops no Facebook.
1 Comentários
No basquete também os brasileiros despontam e são classificados.
ResponderExcluir