Se em Fukuoka o desempenho dos nadadores brasileiros não foi o que a gente esperava, no mundial paralímpico em Manchester será totalmente diferente, depois do recorde de 19 ouros no ultimo mundial no ano passado, a tendência é que a delegação brasileira continue batendo recordes.
Nadadores se preparando para prova. Ale Cabral CPB |
Mais uma vez teremos grandes nomes da natação paralímpica do Brasil nas águas inglesas, ao todo serão 29 atletas brasileiros, a maioria com chances de medalhas, lembrando que desses 29 teremos 5 recordistas mundiais em suas respectivas provas. Outro detalhe interessante é que as mulheres serão maioria em Manchester, ao todo serão 15 atletas mulheres e 14 homens.
Vagas Olímpicas:
Vale lembrar que pela a primeira vez o mundial vai distribuir vagas para os jogos Paralímpicos, ou seja, a competição vai ser muito importante já visando Paris no ano que vem. Ao todo podemos ter até 270 vagas distribuídas durante todo o campeonato, os dois primeiros de cada prova individual já irão garantir suas vagas para as Olimpíadas, mas cada atleta só poderá garantir apenas uma vaga mesmo que suba ao pódio mais de uma vez, então provavelmente não teremos todas as 270 vagas preenchidas.
Em busca do recorde:
No ultimo mundial o Brasil teve seu melhor desempenho na
história da competição, a delegação brasileira terminou na terceira posição no quadro
de medalhas, com 19 ouros e o total de 53 medalhas obtidas durante o torneio, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália. Para esse ano a expectativa
dos brasileiros é que a gente consiga superar os resultados conquistados no ano
passado, vamos torcer para que isso aconteça.
Destaques Brasileiros
Como foi mencionado acima teremos 29 atletas brasileiros em
Manchester, separei 4 nomes que com certeza brigarão pela a medalha de ouro
durante a competição:
Carol Santiago: a pernambucana que mais conquistou medalhas em Tóquio estará presente na competição, ela que nada pela a classe S12 (baixa visão) é dona de 3 recordes mundiais atualmente dos 50m borboletas dos 50m peito e dos 50m livre S12, e vale lembrar que apenas a última prova mencionada será disputada em Manchester.
Gabriel Bandeira: Dono de quatro medalhas em Tóquio, o paulista que nada pela a classe S14 (deficiência intelectual) vai ser um dos grandes nomes na competição, ele é recordista mundial dos 100m borboletas e dos 200m medley essas duas provas estão no cronograma da competição.
Talisson Glock: dono de cinco medalhas em Paralimpíadas e
10 em mundiais o catarinense vem forte para mais uma competição, ele que foi
atropelado aos 9 anos por um trem e acabou perdendo o braço e a perna esquerda, Tallison é um exemplo de superação e
entrou na natação paralímpica em 2004, atualmente ele é recordista mundial dos
200m costas S6 (comprometimento físico-motor), infelizmente essa prova não estará
presente na competição mas ele vem forte em outras provas.
Samuel Oliveira: ele que tem apenas 17 anos é o atleta
mais jovem da delegação, somou 5 medalhas no ultimo mundial sendo 3 ouros e 2
pratas, ele disputa a mesma categoria de Talisson a S6 (comprometimento físico-motor), atualmente ele é dono do recorde mundial dos 100m borboletas prova que também não
estará nesse mundial.
Quando será disputado o mundial?:
O mundial acontecerá entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, as eliminatórias serão entre as 5h e 8h da manhâ, e as finais acontecerão sempre entre 13:30-17h. Vamos dar apoio a esses atletas que sempre representam o Brasil com maestria, boa sorte gente que vocês possam fazer mais um excelente mundial, estaremos na torcida.
0 Comentários