Foto: UWW |
O wrestling brasileiro retorna aos tapetes mundiais nesta sexta-feira (28/07) para disputa do Aberto da Polônia, em Varsóvia, capital polonesa. Giullia Penalber, categoria 57kg, e Laís Nunes, da divisão 62kg, entram em ação às 6h, horário de Brasília. Se avançarem em suas respectivas chaves, as brasileiras regressam às 13h para disputa de medalhas.
Antes de seguirem para Polônia, as principais atletas do Brasil na atualidade fizeram parte de um Treinamento Internacional realizado em Tata, na Hungria. A ação esteve repleta de medalhistas mundiais e olímpicas e faz parte da preparação para a primeira Seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris, o Campeonato Mundial de Wrestling, no mês de setembro, em Belgrado, capital da Sérvia.
“O treinamento internacional foi uma grande oportunidade de estar ao lado de algumas das maiores atletas mundiais da atualidade. Foi uma experiência importante também como preparação pro Campeonato Mundial, primeira chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. O wrestling é um esporte que necessitamos dos adversários pra evoluir. O que mais gostei foi a variedade de atletas de nível que estavam no treinamento, e trabalhando para o mesmo objetivo, uma vaga em Paris 2024. Esse intercâmbio é sempre enriquecedor e vou para mais um torneio bem preparada”, explicou Giullia, 4ª colocada no Ranking Mundial da categoria 57kg.
Laís Nunes destacou os vários estilos de luta presente no treinamento. Além do treino de técnicas, os combates simulados, onde os treinadores reservam um dia do treino para que as atletas façam lutas cronometradas nos moldes dos torneios oficiais, foram elogiados pela atleta olímpica dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020, que busca vaga em sua terceira edição de Jogos Olímpicos consecutiva. A presença das brasileiras no treinamento internacional foi possível graças a parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), via Programa de Preparação Olímpica.
“Esse período na Hungria foi excelente. Primeiro participamos de um torneio Ranking Series forte com lutas duras, mas o mais proveitoso sem dúvidas foi treinamento. Poder estar no tapete com várias atletas de alto nível de várias nacionalidades e com diferentes formas de lutar foi fundamental para realizar testes. Esse tipo de ação ajuda muito na preparação e na evolução que tanto busco. Sou grata a Deus pela oportunidade, ao COB e a CBW pelo apoio”, frisou Laís, 8ª colocada no ranking mundial da categoria 62kg.
0 Comentários