Foto: Andreas Solaro/AFP |
A esgrimista ucraniana Olga Kharlan foi desclassificada do Mundial de Esgrima nesta quinta-feira (27) após recusar apertar a mão de russa durante a competição.
O Mundial está sendo disputado em Milão (ITA).
Kharlan, que é detentora de quatro medalhas olímpicas, incluindo um ouro por equipes em 2008 no sabre, enfrentou a russa Anna Smirnova na fase de 64 da prova individual e acabou ganhando da atleta que compete como neutra por 15-7.
Entretanto, após ao jogo, a ucraniana acabou por se recusar a apertar a mão da russa, como mostra o vídeo abaixo:
O momento em que a ucraniana Olga Kharlan se recusou a apertar a mão da russa Anna Smirnova após derrota-la no Mundial de Esgrima, em #Milan2023
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) July 27, 2023
A esgrima é um dos poucos esportes em que os russos não estão suspensos e podem se enfrentar mundialmente
Via @tribunaua pic.twitter.com/3f7paCnJ0b
Em virtude da invasão da Ucrânia pela Rússia, os atletas ucranianos quando competem contra os russos ou atletas de Belarus se recusam a apertar as mãos dos adversários. O governo ucraniano havia proibido os atletas de seu país de competirem contra russos, a proibição acabou por ser revogada nesta quinta.
A russa recorreu após a derrota, permanecendo na pista, mas o recurso não foi provido.
Entretanto, Kharlan foi desclassificada recebendo um cartão preto e a búlgara Yoana Ilieva acabou por avançar automaticamente para as oitavas de final.
A Federação Internacional de Esgrima (FIE), que é presidida pelo russo Alisher Usmanov, não se manifestou sobre a desclassificação.
0 Comentários