Foto: Divulgação Instagram Federação Síria de Basquete Na foto, a seleção da Síria, que receberá o torneio |
Os torneios classificatórios para o Pré-Olímpico de Basquete Masculino estão prestes a ocorrer. A princípio, 40 seleções foram divididas em 5 diferentes competições (Ásia/Oceania, Américas, África e 2 da Europa) de 8 equipes cada, em que apenas o campeão de cada uma delas garante a vaga. Vale destacar que essas 40 seleções são as melhores entre aquelas que não se classificaram para a Copa do Mundo de Basquete, que vai ocorrer do dia 25 de agosto até 10 de setembro.
Um desses torneios, o da Ásia/Oceania, terá início neste sábado (12), mas teve seu formato modificado por conta da desistência da Coreia do Sul e Taipé Chinês, que informaram a Federação Internacional de Basquete (FIBA) que não vão viajar para a disputa na Síria. A entidade vai avaliar o assunto para determinar medidas disciplinares. Como resultado da desistência, o torneio que seria dividido em 2 grupos de 4 equipes cada, com semifinais e final, agora será um campeonato de pontos corridos, em que todos enfrentarão todos, com o líder sendo o campeão e garantindo a classificação para o Pré-Olímpico. Além da Síria, que é a anfitriã da classificatória, as seleções de Bahrein, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Arábia Saudita disputarão o torneio.
Enquanto isso, a disputa da Copa do Mundo vai ocorrer, distribuindo 7 vagas diretas para as Olimpíadas. Essas vagas serão concedidas às 2 melhores seleções das Américas, 2 da Europa, 1 da Ásia, 1 da Oceania e 1 da África. Ao final do torneio, as 19 melhores seleções que não conseguiram a classificação, juntam-se às 5 equipes vencedoras dos torneios classificatórios, somando 24 equipes, que serão divididas em 4 grupos de 6 times cada, definindo as 4 vagas restantes para Paris 2024.
Desse modo, a distribuição das 12 equipes para Paris 2024 acontecerá da seguinte forma:
1 ao país-sede
7 via Copa do Mundo
4 via Pré-Olímpico
0 Comentários