Últimas Notícias

Brasil é campeão por equipes mistas no Pan-Americano e Oceania de Judô

Equipe brasileira é campeã na disputa por Equipes Mistas no pódio do Pan-americano. - Foto: Vanessa Zambotti/CPJ

 

Neste domingo (17), o judô brasileiro fechou sua participação no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô com mais uma medalha de ouro. No último dia de competição, a seleção venceu o Canadá e dois confrontos com Cuba para conquistar o título do Pan por Equipes Mistas. As três equipes se enfrentaram na primeira fase em formato de todos contra todos e os dois melhores se encontraram na final. 

 

Na primeira rodada, Cuba venceu o Canadá. Em seguida, o Brasil encarou Cuba e fez 4 a 0, com vitórias de Leonardo Gonçalves (+90kg) sobre Omar Leon Cruz por ippon; Daniel Cargnin (73kg), nas punições contra Magdiel Estrada; e Luana Carvalho (70kg), também nas punições, contra Ydelannis Gomez Feria. Como Cuba entrou sem atleta no 57kg, o Brasil fechou 4 a 0 e venceu o duelo. 

 

Na segunda rodada, a seleção superou o Canadá por 4 a 1 com vitórias de Rafaela Silva (57kg), por ippon, sobre Mahee Savoie; Luana Carvalho (70kg) por ippon sobre Alexandra Lefort; Guilherme Schimidt (90kg), nas punições, sobre Alexandre Arencibia; e Beatriz Souza (+90kg) fechou com ippon sobre Coralie Godbout. O Canadá marcou um ponto com Antoine Bouchard imobilizando Willian Lima (73kg). 

 

Brasil e Cuba, portanto, passaram como os dois melhores e se enfrentaram novamente para definição de ouro e prata. Mais uma vez, Cuba entrou em desvantagem sem atleta no 57kg. O Brasil ampliou a vantagem com vitória de Rafael Silva (+90kg), nas punições, contra Omar Leon Cruz e Daniel Cargni (73kg) deu um ipponzaço em Magdiel Estrada para fazer o terceiro ponto. A definição ficou nas mãos de Luana Carvalho (70kg), que reverteu uma desvantagem de um waza-ari empatando na pontuação e forçando três shido em Gomez Feria. Vitória e título pan-americano por equipes para o Brasil. 

 

Com isso, o país fecha o Pan com 15 medalhas individuais (6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes) e o ouro por equipes, conquistando assim uma pontuação expressiva para o ranking da modalidade e para a corrida olímpica de Paris 2024.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar