Últimas Notícias

ISA avisa que surfistas que não comparecerem em seu próximo mundial serão excluídos da Olimpíada

Jersson Barboza/ISA


A Associação Internacional de Surfe (ISA) resolveu apertar o cerco para não correr o risco de ter os principais surfistas do mundo no seu próximo mundial em 2024. Em um comunicado assinado pelo seu presidente Fernando Aguerre e enviado a todas confederações, afirma que os surfistas já classificados para os Jogos Olímpicos que faltarem ao evento que acontecerá em Porto Rico entre 22 de fevereiro e 2 de março, perderão sua vaga olímpica. As informações são do site 'Duke Surf'

No comunicado a ISA só aceitará ausências se os surfistas apresentem atestado médico comprovando lesão antes ou durante a competição. E a ausência deste atestado poderá tirar a vaga olímpica do surfista ou do país nos jogos olímpicos.

“Após consulta aos nossos assessores jurídicos, tomamos as medidas necessárias para ajustar os Requisitos, exigindo que os atletas passem por avaliação médica caso o atleta deseje desistir antes do final da competição por qualquer motivo. Se não houver justificativa médica legítima, o surfista em questão perderá a elegibilidade olímpica." diz um trecho do comunicado

Além disso, a ISA criará um 'termo de boa fé', onde os surfistas se comprometerão em competir a sério, podendo ser punidos com a perda da vaga olímpica se o atleta perder ou tiver um mal desempenho considerado proposital pelo painel de especialistas montado pela entidade.

Nos últimos ISA games, nomes como Filipe Toledo, Gabriel Medina, Carissa Moore e Caroline Marks abandonaram a competição alegando lesões e competindo uma semana depois na etapa de El Salvador da WSL, o que deve ter motivado esta medida.

A edição 2024 do ISA  Games distribuirá as últimas vagas olímpicas disponíveis para o surfe No momento, os surfistas brasileiros que estão classificados para os jogos de Paris são Filipe Toledo, João Chianca 'chumbinho' e Tati Weston-Webb - que é atual campeã do ISA games no feminino. A certeza é que no masculino, o Brasil vá com força máxima na competição por equipes para lutar pela vaga olímpica extra para Gabriel Medina estar nos Jogos.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar