Últimas Notícias

Chuva de Medalhas! Brasil estreia no judô com 4 ouros e 2 bronzes no Pan

Aléxia Nascimento ergue os braços e comemora o ouro conquistado em Santiago. - Foto Wander Roberto/COB

 

Neste sábado (28), a delegação brasileira de judô subiu pela primeira vez aos tatames dos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Com todos os seis judocas classificados para o bloco final, os brasileiros brilharam e venceram os seis combates, resultando em 6 medalhas conquistadas, sendo quatro ouros e dois bronzes.

 

As primeiras medalhas brasileiras vieram na categoria até 48kg feminino, com duas judocas do Brasil no pódio. Aléxia Nascimento, que garantiu sua vaga em Santiago através do Pan Júnior de Cali 2021, encarou a mexicana Edna Carrillo na luta decisiva, ela aplicou um wazari seguido de uma imobilização, para garantir a medalha de ouro de uma forma incrível.

 

Na mesma categoria tivemos Amanda Lima, que foi surpreendida e acabou perdendo na semifinal, no entanto, se recuperou e na repescagem foi buscar a medalha de bronze, ao vencer a chilena Mary Dee Vargas com um ippon relâmpago e também subiu no pódio nos Jogos Pan-americanos.

 

O Brasil teve na sequência Larissa Pimenta na final da categoria 52kg. A brasileira enfrentou a mexicana Paulina Martinez e teve muito volume de combate forçando seguidas punições da adversária, não dando chances para a mexicana, conquistando assim a medalha de ouro após a terceira advertência da adversária.

 

A campeã olímpica Rafaela Silva foi a representante brasileira na final da categoria 57kg. Rafaela foi dominante na categoria e teve pela frente a argentina Brisa Gomez. A brasileira aplicou um wazari com dez segundos de luta e no combate em que foi superior em toda luta, assegurou a medalha de ouro logo na sequencia, após derrubar novamente a adversária e assegurou o ouro inédito na sua galeria.

 

Surte+: Muita coisa ainda por vir no Pan. Veja o Guia Completou que o Surto preparou!

 

Nas disputas masculinas, a delegação brasileira assegurou o lugar mais alto do pódio com Michel Augusto, na categoria até 60kg. Michel teve pela frente o colombiano Johan Rojas e após um começo de luta difícil, em que o brasileiro sofreu dois shidôs seguidos, Michel conseguiu encontrar o seu tempo de luta e conseguiu que o adversário sofresse a terceira punição, assegurando assim o ouro da categoria.

 

Willian Lima competiu na categoria 66kg e acabou surpreendido ainda nas quartas de final, tendo que buscar a medalha pan-americana através da repescagem. Willian teve pela frente, na disputa pelo bronze, o peruano Juan Postigos e sem maiores dificuldades venceu por ippon, assegurando o Brasil mais uma vez no pódio do Pan.

 

A campeã da categoria até 48kg feminino,  Aléxia Nascimento destacou a alegria da conquista do ouro no Pan de Santiago: “Eu tô muito feliz, muito honrada, eu só tenho que agradecer ao time Brasil, a CBJ, por ter me dado essa oportunidade de confiança. Foi um processo muito longo a chegar até aqui. Teve muitas derrotas, muitas alegrias e tô muito feliz. Desde o PanJúnior até aqui foi um processo de muita resiliência, onde eu tive que tomar decisões se era realmente isso que eu queria para a minha vida, e realmente essas decisões deram certo. Estão dando certo, então, só felicidade.”

 

A delegação brasileira fecha o dia com seis medalhas conquistadas em seis medalhas possíveis. 


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar