Últimas Notícias

Com Beatriz Comanche, Brasil mantém tradição de medalhar em Mundiais Júnior de Judô

Beatriz Comanche (até 57kg) ficou com o bronze
Beatriz Comanche (até 57kg) ficou com o bronze / Foto: Divulgação/CBJ


Entre os dias 04 a 08 de Outubro, em Odivelas, Portugal, está sendo disputado o Mundial sub-21 de Judô. O evento conta com a presença de 541 competidores, de 68 diferentes países. O Brasil está representado por 16 atletas, oito em cada naipe.

Na categoria masculina até 60kg, os dois lutadores brasileiros perderam na luta de estreia. Roger Pereira para o israelense Yam Wolczak e Michel Augusto para o japonês Yamato Fukuda que ao fim da competição levou a medalha dourada. A prata foi para Nizami Imranov, do Azerbaijão, enquanto os bronzes para Talgat Orynbassar, do Cazaquistão, e Youssry Samy, do Egito.

Na categoria até 66kg o representante nacional foi Ronald Lima. Ele venceu a primeira luta contra o cipriota Georgios Kalaitsidis, mas foi superado na seguinte pelo cazaque Zhanarys Rakhmetkali que obteve um dos bronzes. O ouro na categoria ficou com o japonês Yamato Fukuda (apesar do nome ser igual, é um atleta diferente do vencedor da categoria até 60kg). A prata ficou com o israelense Eran Fiks e o outro bronze com o também japonês Keita Hadano.

Na categoria até 73kg novamente tivemos dois representantes. Gabriel Falcão foi batido por Abubakr Sherov, do Tajiquistão logo na primeira luta. Vinicius Ardina até venceu ao húngaro Armand Pokk, mas caiu no embate posterior frente à Jack Yonezuka, dos Estados Unidos. Os algozes brasileiros foram, respectivamente, bronze e prata na categoria. O ouro ficou com Vusal Galandarzade, do Azerbaijão, e o outro bronze com Mouhammad Gazaloev, da Bélgica.

Partindo agora para as categorias femininas, na até 48kg o Brasil não inscreveu atletas. A medalha dourada foi japonesa com Kano Miyaki batendo a turca Sila Ersin na final. Os bronzes saíram para a russa Kristina Dudina e a italiana Asia Avanzato.

Única brasileira na categoria até 52kg, Fabiane Pires perdeu na estreia para a sul coreana Mio Huh. Rin Kamiya do Japão venceu a italiana Giulia Carna na final e conquistou o ouro, enquanto sua rival a prata. Outra italiana, Micaela Sciacovelli, ganhou um dos bronzes. A francesa Lea Beres o outro.

Tivemos duas representantes na categoria até 57kg. Bianca Reis passou pela sérvia Kristina Nisavic, mas parou na atleta que viria a conquistar a prata, a japonesa Riko Honda. Já Beatriz Comanche foi ainda mais longe e com vitórias sobre Farangiz Redjepova, do Uzbequistão, Nino Loladze, da Geórgia e Julie Beurskens, dos Países Baixos, avançou às finais. Lá também foi derrotada por Riko Honda, mas voltou na repescagem e, com vitória sobre Adriana Rodriguez Salvador, da Espanha, conquistou um dos bronzes. Julie Beurskens (que assim como Beatriz voltou na repescagem) obteve o outro. A láurea dourada foi para Veronica Toniolo, da Itália.

Essa medalha de bronze é ainda mais significativa para o Brasil, pois com ela mantemos a tradição de conquistar pelo menos uma medalha em todos os 26 Mundiais Júnior de Judô já disputados.

Por fim, a última categoria disputada hoje foi a até 63kg. Sophia Camara foi superada logo no início pela tcheca Anna Skalska e Nauana Silva até derrotou a suíça Aline Rosset, mas em sequência foi vencida pela japonesa Mizuki Takaki. A competição continuou e Mizuki obteve a prata ao ser superada pela francesa Melkia Auchecorne. Completaram o pódio Nina Simic, da Croácia e Martyna Glubiak, da Polônia com suas medalhas de bronze.

Amanhã teremos os embates dos pesos pesados.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar