![]() |
Brasil fica sem ouros no segundo dia. Foto: CBDA |
A delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos 2023 em Santiago, Chile, fechou o dia com 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes após mais um dia de finais da natação. O revezamento misto 4x100m ganhou o OURO com destaque para Stephanie Balduccini. O dia também foi marcado pela primeira medalha do país em provas de 200m borboleta em jogos.
O revezamento misto do 4x100m ganhou o ouro com Guilherme Santos, Marcelo Chierighini, Ana Vieira e a jovem Stephanie Balduccini que tirou a vantagem do Estados Unidos e trouxe o ouro para o Brasil. A marca de 3:23.78 é o novo recorde Pan e Sul-americano e superou o EUA por 0.43s e o Canadá pela diferença de 1.45s, ambos completaram o pódio. Balduccini virou +0.48 atrás do EUA e nadou a diferença de forma heróica.
Na prova do 200m livre feminino, Maria Costa conquistou a prata com o tempo de 1:58.12 (+0.04). Maria nadou muito bem e ficou pertíssima do ouro, já Stephanie Balduccini termineou em quarto lugar com a marca total de 1:58.67 (+0.59). O ouro foi para a canadense Mary-Sophie Harvey e o bronze para a estadunidense Camille Spink.
Mafê Costa falou sobre a sua prova, "eu vim aqui sabendo que ia ser um pouco difícil, mas também era uma prova que estava muito em aberto com pessoas novas, tirando a Mary-Sophie do Canadá, que a gente já competiu junto no mundial de Fukuoka (Japão). Mas foi uma prova que eu gostei, eu tive muita atitude, passei na frente, era o meu objetivo. Mas infelizmente eu não alcancei o índice olímpico, mas o tempo é satisfeito."
"Eu estava na frente, mas deu uma cansada ali na perna, aí eu vi ela chegando, aí eu comecei a bloquear. Mas eu vou conversar com o meu técnico, ver onde pode melhorar, porque se eu não ganhei, se eu não fiz o índice olímpico, é porque tem espaço de melhora. Enfim, eu vou correr atrás disso", completou a nadadora.
O nadador Vinícius Lanza ganhou a prata no 100m borboleta com a marca de 52.52 (+0.54), o brasileiro foi regular e chegou a se aproximar do medalhista de ouro Lukas Miller (EUA). No bronze, Arsenio Bustos (EUA). Victor Baganha também e completou a prova em 53.00, terminando em 6° lugar.
SURTE+: O GUIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS 2023
Alexia Tavares conquistou o bronze na prova do 200m costas ao fazer o percurso em 2:13.31 (+5.28), Fernanda Goeji terminou em último com o tempo de 2:20.05 (+12.02). Ouro e prata para os Estados Unidos para Helen Noble e Reilly Tiltman, respectivamente.
No 200m livre masculino, Murilo Setin apresentou queda de ritmo e evolução em relação a classificatória, finalizando a prova em 3° com o tempo de 1:47.95, ganhando o bronze. Ouro para o estadunidense Coby Carrozza e prata para o mexicano Jorge Ica. Breno Martins terminou a final A em 5° lugar e Fernando Scheffer terminou a final B na 2° posição.
Murilo analisou a sua prova, "acho que ficou um pouco aquém do que eu treino, né? Acho que o 47.9 é um pouco longe do que eu quero, um pouco longe do que eu treino pra fazer, mas acho que é aprendizado, né? Meu primeiro Panamericano foi uma coisa um pouco assim, um pouco corrida, de manhã a todas as 6 horas da manhã para as eliminatórias, é uma coisa que a gente não está acostumado."
Setin completou, "as finais também temos um curto período de descanso, né? Acho que isso não é desculpa, é só uma coisa assim que eu realmente não estava acostumado, acho que não me preparei tanto, mas é isso, é uma medalha de bronze nos Jogos Panamericanos, então no final do dia eu estou bastante feliz com ela."
A final do 100m borboleta feminino não deu medalhas para o Brasil, Giovanna Tomanik nadou para 1:00.21 e Clarissa Rodrigues completou em 1:00.50, terminando em 6° e 7°, respectivamente. Celine Bispo fechou a final B na 4° posição. Igualmente, Brandonn Almeida (2:01.56) e Léo de Deus (2:01:66) finalizaram em 6° e 7°, longe da disputa de medalhas.
0 Comentários