Foto: AP/David J. Phillip |
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira (19) o Comitê Olímpico Internacional (COI) de racismo e de usar os Jogos Olímpicos como ferramenta política.
Na última semana, o COI suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia por reconhecer quatro territórios anexados ilegalmente da Ucrânia como parte de seu comitê.
Durante uma conferência esportiva na cidade de Perm, Putin falou que "Graças a alguns líderes do COI, aprendemos que o convite para os Jogos Olímpicos não é incondicional para os melhores atletas, mas uma espécie de privilégio, que não pode ser conquistado por resultados esportivos, mas por gestos políticos."
SURTE+: GUIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS
"E os Jogos em si podem ser utilizados como instrumento de pressão política contra pessoas que não tem nada a ver com isso."
"É nojento e de fato racista, discriminação étnica", completou Putin.
A última vez que a Rússia competiu sob a sua bandeira foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi. Deste então, problemas como doping e a invasão à Ucrânia impediram os atletas do país de competirem como russos, ou mesmo de competir.
O presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Stanislav Pozdnyakov, disse que a meta é preparar os atletas para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
0 Comentários