Foto:Bruno Peres |
O Brasil oficializou nesta terça (14), a candidatura pra receber o Mundial de ginástica rítmica em 2025. A candidatura foi protocolada junto à FIG (Federação Internacional de Ginástica) com o apoio do Governo Federal através do Ministério do Esporte e da Secretaria Geral da Presidência.
A oficialização ocorreu em evento que contou com a Presidente da CBG, Luclene Resende, o Ministro do Esporte, André Fufuca (Progressistas), além das atletas do conjunto Nicole Pircio e Duda Arakaki e as atletas do individual Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre.
A candidatura vem logo depois de o Brasil conseguir todos os ouros em disputa da modalidade no Pan de Santiago-2023 e depois de um ano ótimo do país no esporte, com pódios e títulos em Grand Prix e etapas da Copa do Mundo.
"Realizamos, em nossa gestão, Sul-Americanos, Pan-Americanos e etapas de Copas do Mundo. Falta um Campeonato Mundial, e agora acreditamos que poderemos marcar esse item em nossa lista. Alcançamos nossos objetivos e metas na Ginástica, com conquistas de medalhas de ouro em Mundiais e nos Jogos Olímpicos. Ter a oportunidade de sediar um Campeonato Mundial no Brasil seria histórico não apenas para o nosso país, mas também para toda a América do Sul”, disse a Presidente da CBG.
A cidade que seria sede do Mundial não foi definida, mas André Fufuca revelou o desejo para que ele seja realizado no Rio de Janeiro.
"Hoje é um dia histórico para o esporte brasileiro, em especial para a Ginástica Rítmica. Estamos anunciando aqui, com apoio do Ministério do Esporte para as garantias que darão ao Brasil o direito de ser sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. Esse campeonato nós queremos trazer para a Cidade Maravilhosa, a cidade do Rio de Janeiro, para mostrar ao Brasil e ao mundo a capacidade e a qualidade e técnicas das nossas ginastas. O Brasil deu show nos Jogos Pan-Americanos e em todas as competições das quais tem participado, e não será diferente aqui em nossa casa", contou o ministro.
Em 2022, o Brasil sediou o Pan-americano das três ginásticas e todas foram sucesso de público, contando com venda de todos os ingressos em alguns dias. A Europa recebeu 34 dos 40 Mundiais já realizados e a Ásia já recebeu quatro. A América do Sul nunca sediou o evento.
0 Comentários