Últimas Notícias

Empresa usa software nos prédios de Paris para otimizar conforto aos atletas no calor

Animação mostra resultado da simulação dos prédios com muitos pontos em laranja, demonstrando calor
Foto: Divulgação

 

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 estão chegando e as instalações vão ficando prontas. Elas são feitas para que todos, principalmente os atletas se sintam o mais confortável possível. O evento será realizado em uma temporada de altas temperaturas na capital francesa e por isso, a tecnologia está ajudando para que sejam atingidos os maiores níveis de conforto possíveis. 

Foi assim que a Dassault Systèmes fez uma parceria com a Autoridade de Entrega Olímpica (SOLIDEO, em francês) para que sejam estudadas as melhores maneiras de deixar os atletas bem com o calor que fará durante os Jogos. Os prédios foram construídos com design sustentável e a SOLIDEO quer ter a certeza que tudo está funcionando de maneira correta.

Com um software de simulação, a Dassault permitiu que os responsáveis pelas instalações pudessem verificar  parâmetros como isolamento, ventilação, sombras e um sistema ecológico para resfriar os pisos, e calcular a temperatura interna ao longo do dia. 

O resultado foi que a SOLIDEO viu que os parâmetros funcionam e que não é necessária a adição de soluções estruturais, sendo comprovada a eficácia das sobras e dos inovadores pisos de resfriamento.

Simlação por andar, com o piso alcançando temperaturas mais baixas
Ilustração do funcionamento de piso de resfriamento (Foto: Divulgação)

"Graças às nossas simulações, a SOLIDEO obteve insights para otimizar o conforto no interior dos edifícios, mesmo se as temperaturas aumentarem do lado de fora", disse Jacques Beltran, Vice-Presidente de Cidades e Serviços Públicos da Dassault Systèmes. 

"Nossa parceria com a SOLIDEO é mais um exemplo da profundidade e abrangência de nossa tecnologia. Desde o calor dentro de um edifício até o fluxo de ar dentro de hospitais, espaços de escritório e salas de concerto, ou para entender os efeitos de ilhas de calor ao ar livre em áreas urbanas, podemos simular qualquer cenário, entender o que de outra forma não poderia ser visto e contribuir para uma qualidade de vida mais segura e saudável para os cidadãos", completou.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar