Últimas Notícias

Após 10 anos de prisão, velocista Oscar Pistorius é solto na África do Sul



Após quase 11 anos preso, o velocista sul-africano Oscar Pistorius deixou a cadeia nesta sexta-feira (5) em liberdade condicional.

O sul-africano de 37 anos deixou na manhã de hoje a prisão localizada em Atteridgeville (RSA), que fica no subúrbio de Pretória, evitando a imprensa.

Pistorius assassinou a sua então namorada, Reeva Steenkamp, em 2013 com quatro tiros através da porta do banheiro de sua casa, achando que era um intruso. Um ano antes, ele conseguiu competir nos Jogos Olímpicos, na prova dos 400m.

A pena original foi de 13 anos e cinco meses.

O atleta alegou não ser culpado do assassinato e de porte de arma, mas os procuradores alegaram que o assassinato foi doloso, logo após uma briga ocorrida entre os dois.

Originalmente, Pistorius foi condenado a 5 anos por homicidio culposo, quando não há intenção de matar. Entretanto, a corte suprema alterou a decisão um ano depois, elevando para assassinato e subindo a pena pra 6 anos.

A acusação apelou da decisão, alegando leniência da pena., o que foi aceito e ela acabou ficando em 13 anos e 5 meses.

Após a saída de Pistorius da cadeia a mãe de Reeva, através de seu advogado, se manifestou com uma nota, dizendo que: "Nunca pode haver justiça se o ente querido nunca voltar e não haverá pena longa o bastante que trará Reeva de volta."

"Nós, que ficamos para trás, somos os que estão cumprindo a prisão perpétua."

June Steenkamp falou ainda que espera viver em paz após a libertação de Pistorius em condicional.

Um oficial ficará de olho no sul-africano até o final da sua pena, em dezembro de 2029. O Pistorius também terá de informar se ele procura emprego ou se pretende mudar para um novo endereço.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar