A Panam Sports divulgou nesta quarta (3) que a cidade de Barranquilla na Colômbia não será mais a sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2027. Segundo a Panam Sports, a decisão foi tomada por conta de vários acordos contratuais que o comitê organizador dos jogos descumpriu, sendo os principais, a falta de garantia financeiras para o evento.
Durante os Jogos Pan-americanos de Santiago, foi cogitada a hipótese de Barranquilla ser retirada da sede, mas esforços do governo colombiano fizeram a Panam Sports prorrogar o prazo até 30 de dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024 para a apresentação das garantias de obras e valores para o Pan-Americano ser realizado em 2027.
Segundo a nota da entidade que rege o esporte pan-americano, diante da falta de respostas após o término do novo prazo, a Panam Sports decidiu retirar o direito da cidade colombiana de ser a sede do Pan em 2027.
"A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente." Disse a entidade na nota.
A última vez que tivemos uma mudança de sede dos Jogos Pan-americanos após a sede
Agora os rumores para quem será a cidade substituta começam. São Paulo, que lançou sua candidatura para sediar os Jogos Pan-americanos de 2031, poderá ser convidada a ficar com a edição de 2027, rumor este que já tinha surgido no Chile durante o último Pan.
Confira abaixo a nota da Panam Sports na íntegra:
"A Panam Sports informa ao público que seu Comitê Executivo decidiu por unanimidade transferir a sede dos XX Jogos Pan-Americanos para a cidade de Barranquilla, Colômbia.
A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contratos atuais.
De referir que no dia 19 de outubro, numa reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou uma prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato. A proposta foi aceita pela Panam Sports, com nova data entre 30 de dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024.
No entanto, dada a falta de resposta após o término do novo prazo, o Comitê Executivo do Panam Sports, em 3 de janeiro de 2024, tomou a firme determinação de retirar o direito de ser a cidade-sede do evento continental em 2027.
A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente.
PANAM SPORTS"
0 Comentários