Vinicius no Mundial de Paris em 2023 (Foto: Alessandra Cabral/CPB) |
O paraatleta Vinicius Rodrigues foi anunciado nesta sexta (5), como integrante do BBB 24. Antes de entrar na casa mais vigiada do Brasil, ele teve grandes resultados no atletismo paralímpico, incluindo sendo recordista mundial dos 100m na classe T63.
Ele não é o primeiro atleta brasileiro a ir para o Big Brother. Em 2020, o ginasta campeão pan-americano Pétriz Barbosa esteve no programa e em 2022, Paulo André, campeão mundial do revezamento 4 x 100m em 2019, foi o vice-campeão. No paralímpico ele é o segundo. Em 2017 Marinalva, paraatleta da vela, era uma das confinadas.
🍿 PIPOCA: Alane é de Belém do Pará, tem 24 anos e é conhecida como a Bruna Marquezine do Pará!
— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 5, 2024
⭐ CAMAROTE: Vinicius Rodrigues é atleta paralímpico e recordista mundial! Bora de #BBB24?
#BigDay #RedeBBB pic.twitter.com/wq40c25ISc
Vinicius é natural de Rosana, no Paraná e aos 10 anos se mudou para Maringá. Na adolescência, ele praticava judô e futebol e entrou no Exército ao completar 18 anos, onde tomou gosto por competir. O jovem pensava em continuar na carreira militar, mas aos 19 anos sofreu um acidente de trânsito, sendo atropelado por um carro enquanto estava numa moto.
Como consequência do acidente, ele teve que amputar a perna esquerda acima do joelho. Embora não seja uma notícia legal, o atleta ficou mais feliz por ter continuado vivo. Durante a reabilitação, ele foi visitado pela paraatleta Terezinha Guilhermina, dona de três ouros paralímpicos, sendo bicampeã dos 100m rasos na classe T11 (deficientes visuais).
Na visita, ela convenceu-o a entrar para o paratletismo e o presenteou com um moletom usado em Pequim-2008 e um guia do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) com as modalidades. Ali ele começou uma carreira de sucesso e em 2019, com o tempo de 11.95s, bateu o recorde mundial da prova.
Ele conquistou o bronze nesta prova no mesmo ano no Mundial de paraatletismo, realizado em Abu Dhabi e em Tòquio-2020 foi medalha de prata, resultado que ele repetiu no Mundial de 2023, em Paris. O atleta não esteve presente no Parapan de Santiago-2023.
🦿 A final paralímpica dos 100m T63 de Tóquio (2021)
— Piu Esportes (@piuesportes) January 6, 2024
Vini ficou com a medalha de prata 🥈 por 0.01s. Ele seria a 100ª medalha de ouro da história do país em Jogos Paralímpicos.
Acho que dá pra perceber a diferença de tempo de alguns atletas pro restante.pic.twitter.com/WsBM8zV37l
Mesmo indo para o BBB, Vinicius já declarou que quer ir para os Jogos Paralímpicos deste ano e que deseja que desta vez, o hino que toque no pódio seja o do Brasil.
0 Comentários