Últimas Notícias

Distribuição de uniformes em Gangwon 2024 tem tecnologia e preocupação com a sustentabilidade

Distribuição de uniformes em Gangwon 2024 tem tecnologia e preocupação com a sustentabilidade
Foto: Marina Ziehe/COB

Com informações do COB



Os primeiros atletas do Brasil vão entrar na Vila Olímpica de Gangneung, residência dos atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024, no domingo (14 de janeiro). São eles Luiz Felipe Seixas e André Luiz da Silva, do bobsled, e Caue Miota e Eduardo Strapasson, do skeleton. Neste dia 13, aconteceu a pré-abertura da área que vai abrigar os atletas até o final da competição, no dia 1º de janeiro. Por isso, a equipe de logística do COB, que chegou à Coreia no último dia sete de janeiro, ajeita os últimos detalhes para receber os atletas.

“É o momento do ajuste fino, alinhamento dos últimos detalhes com o Comitê Organizador. Só no local é que ter uma segurança maior de como vão funcionar o transporte, serviços da Vila, acomodação e tudo mais. Já trabalhamos nesse projeto há mais de um ano, mas agora é a reta final. Aproveitamos o tempo que tivemos para receber os materiais, testar os deslocamentos, vistoriar os hotéis, montar as malas, dentre outras ações importantes para manter o nível de serviços que o COB oferece em todas as Missões”, explicou Dasha Mishchenko, líder operacional e co-gestora do Projeto Gangwon 2024.

No dia 13, durante a pré-abertura da Vila, haverá o registro da delegação. Como nos Jogos de Inverno a classificação final dos atletas é muito próxima do início do evento, a confirmação de todos os nomes da delegação para o Comitê Organizador é feita a menos de uma semana do início da competição.

Distribuição de uniformes em Gangwon 2024 tem tecnologia e preocupação com a sustentabilidade
Foto: Divulgação/COB


“O processo começa com a inscrição esportiva. Baseada nessa inscrição, são levantadas as credenciais de oficiais a que o COB tem direito. A partir daí fazemos o registro da delegação e recebemos a nossa alocação na Vila, recebemos os quartos, fazemos a inspeção dos quartos junto com o Comitê Organizador, preparamos os espaços para os atletas. E vamos ter mais de uma Vila, então, o trabalho é duplicado”, completou Dasha, lembrando que haverá uma Vila também em Jeongseon. Os únicos atletas brasileiros na Vila Olímpica da Juventude High 1 serão Alice e Arthur Padilha, do esqui alpino. Todas as demais modalidades ficarão na Vila de Gangneung ou em hotel de apoio na região.

E parte da preparação dos quartos é colocar cada uma das 42 malas da delegação brasileira nos seus devidos lugares. A operação de uniformes, uma das ações mais complexas da Missão, ganhou o apoio da tecnologia e o foco em sustentabilidade. O grande teste da mudança no processo foi nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, em que foram organizadas mais de 1.000 malas.

“A operação de uniformes era feita com muito papel, duas ou três folhas com a lista de materiais por mala, um desperdício muito grande. Então, pensando em evitar isso, passamos a trabalhar com QR Code que é vinculado àquela mala especificamente. Inserimos todas as informações no sistema e, na hora de montar a mala, basta ler o QR code e direcionar o material. A pessoa que recebe a mala pode só ler o código que fica na identificação da mala e sabe o que tem dentro”, explicou Katherine Campos, líder de operações diretas e indiretas em Gangwon 2024.

As peças foram diretamente da fábrica da Peak, na China, para a Coreia do Sul. Depois de receber tudo, os códigos foram inseridos no sistema e teve início a montagem das malas. Toda essa operação produz muito resíduo. “Fazemos também um alinhamento com o Comitê Organizador para reciclagem do material. Geramos muita sobra de papelão e plástico e, por isso, fazemos essa separação e o descarte seletivo”, analisou.

Depois de tudo isso, basta os atletas e oficiais provarem e aprovarem os uniformes. “Os uniformes dos Jogos de Inverno são peças muito boas. Tenho certeza de que os atletas e oficiais vão ficar bem satisfeitos com o que vão receber, vão ficar bem bonitos e confortáveis”, completou Katherine.


Distribuição de uniformes em Gangwon 2024 tem tecnologia e preocupação com a sustentabilidade
Foto: Divulgação/COB


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar