Últimas Notícias

Japão anuncia candidatura para receber primeiros Jogos Olímpicos de E-sports em 2026

Competição de taekwondo durante a Semana de E-sports Olímpicos 2023, em Singapura — Foto: Lionel Ng/COI

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vem anunciando que a organização de um evento de esportes eletrônicos está na agenda da entidade desde o ano passado. Sendo assim, o Japão anunciou a possibilidade de sediar o evento e está ganhando força depois que a opção de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno 2030, em Sapporo, foi descartada após a retirada da candidatura.

 

O e-sports vem acumulando nos últimos anos um crescimento exponencial e um desenvolvimento notável. Este movimento não passou despercebido ao presidente do COI, Thomas Bach. Em Outubro passado, ele mencionou a prática dos jogos e a importância do aproveitamento da inteligência artificial.

 

Se alguém tivesse alguma dúvida sobre o impacto dos esportes eletrônicos, elas teriam sido dissipadas após a primeira Semana Olímpica de Esportes Esportivos, realizada em Singapura em junho de 2023. Cerca de seis milhões de visualizações em canais ao vivo foram registrados durante a Semana. Foram 130 participantes em 10 eventos diferentes.

 

Esses foram alguns dos resultados das primeiras tentativas de criação de E-sports Games. Estes resultados reforçaram o desejo de Thomas Bach e dos membros do COI de avançar com os planos para organizar tal competição, conforme anunciado em outubro de 2023. Naquele mês, ele delineou os pontos-chave do roteiro que estava na agenda do COI.

 

Segundo o jornal The Japan Times, o Japão é o favorito para sediar o evento de esportes eletrônicos. Os contatos entre o COI e as autoridades japonesas podem se intensificar nas primeiras semanas deste novo ano, 2024. Se a notícia se confirmar, 2024 pode ser o ano de decolagem dos E-sports Games, pois coincidiria com o evento olímpico, junto com a já anunciada Copa do Mundo de E-sports, que será sediada na Arábia Saudita.

 

O interesse do COI ficou evidente na mensagem de Ano Novo de Thomas Bach, na qual o Presidente da entidade delineou claramente o apelo dos esportes eletrônicos e as oportunidades que se podem abrir numa perspetiva olímpica. Em sua mensagem, ele confirmou que a Comissão de Esportes do COI está estudando a criação dos Jogos Olímpicos de E-sports.

 

Nas declarações subsequentes, Bach sempre sublinhou a importância e até a autonomia desta nova forma de esporte. Portanto, a opção que ganha cada vez mais peso é aquela que sugere que não deveria ser incluída em uma edição olímpica tradicional e que deveria ter um evento próprio. A este respeito, o Japão está à frente de todos os outros possíveis candidatos.

 

“Existem três bilhões de pessoas em todo o mundo jogando videogames. Estima-se que mais de 500 milhões deles estejam especificamente interessados em esportes eletrônicos, que incluem esportes virtuais e simulações esportivas. Mais importante ainda para nós, a maioria deles tem menos de 34 anos. É por isso que tomamos a decisão estratégica de nos envolvermos em e-sports”, afirmou Bach. 

 

O presidente do COI finalizou afirmando que a organização iminente dos primeiros E-sports Games são formas de aproveitar oportunidades e gerir os riscos entre os jovens. “Precisamos da mentalidade dos jovens. Precisamos de confiar neles e capacitá-los porque o ritmo da mudança será exponencial."


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar