Últimas Notícias

Parada das Nações - Angola

 


Sigla:ANG

Medalhas na história: Ouro:0| Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata:0 | Bronze:0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Moscou-1980


Independente em 1975, um dos países lusófonos da África só foi participar da sua primeira edição olímpica em 1980, em Moscou. Por ser do bloco soviético, Angola só foi voltar a disputar os Jogos em Seul-1988, pulando Los Angeles em razão do boicote do lado comunista da Guerra Fria, dando o troco pelo boicote dos Estados Unidos na edição anterior.

PARADA DAS NAÇÕES - ANDORRA

Nos seus primeiros Jogos, Angola só participou de eventos individuais, levando atletas para natação, boxe e atletismo. Em 1988, eles acrescentar o judô na lista. Já em Barcelona-1992, eles conseguiram levar o primeiro esporte coletivo com o basquete masculino.

Desde 1996, o país leva mais mulheres que homens para os Jogos, sendo que em Londres-2012 foram 29 mulheres e apenas 4 homens - maior delegação do país em Olimpíadas. Para Paris-2024, o país já está classificado no handebol feminino, vela, remo e canoagem velocidade. 

Principais esportes

Basquete - O basquete tanto no feminino quanto no masculino tem bons resultados continentais. Entre os homens são 13 títulos do Afrobasket e dois ouros em Jogos Africanos. Em 2020, o time foi treinado pelo brasileiro José Neto. No feminino, o país tem dois ouros no Afrobasket.

Handebol - O time feminino venceu o Pré-Olímpico da África e já classificou a equipe para Paris-2024. Elas tem como melhor resultado em Mundiais e Olimpíadas, as quartas de final na Rio-2016 e Brasil-2011 e França-2007. São sete títulos em Jogos Africanos e 15 Campeonatos Africanos.


Atletas

Azenaide está de amarelo e usa dreads com rabo de cavalo. Ela é negra
Azenaide Carlos é uma das principais jogadoras da seleção angolana (Foto: Damir Sencar/kolektiff)

Azenaide Carlos (Handebol) - Azenaide é uma das atletas mais experientes do selecionado angolano e tem 264 gols pela equipe. Ela participou de sete títulos recentes do time e joga atualmente na Europa. A jogadora rumou ao velho continente em 2019, quando foi para o Podravka Vegeta, da Croácia.

No Vegeta, ela fez 49 gols em competições continentais e na última temporada, ela foi para a Turquia, jogar no Kastamonu Belediyesi. Lá ela superou o número de gols no time croata em um ano e marcou 51 vezes só na Champions League.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar