Sigla: ANT
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira participação olímpica: Montreal-1976
A Antígua e Barbuda é uma nação-arquipélago de colonização inglesa no caribe, o país ganhou sua independência do Reino Unido em 1981, e após um período de auto governança de 67 a 81, com a dissolução da Federação das Índias Orientais, estreou nos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, em 1976 e de Los Angeles-1984 tem participado de todas as edições de olimpíadas.
Os antiguanos obtiveram seus melhores números nos primeiros anos de participação, apesar de tomar parte do boicote aos jogos de Moscou, Rússia, em 1980, obteve classificações desde então. A sua maior delegação foi em Seul, na Coreia do Sul, em 1988, com 15 esportistas, enquanto apenas 6 atletas viajaram para os jogos de Tóquio em 2020, no Japão.
O esporte-mestre do arquipélago caribenho é o atletismo, com mais da metade dos atletas olímpicos do país sendo do conjunto de modalidades (42/76), é onde se concentram os melhores resultados, com 5° lugar na semifinal dos 200m masculino com Brendan Christian nas Olimpíadas de Pequim, China, em 2008. A 6° posição do revezamento 4x100m masculino em 1984, em Los Angeles, EUA, também iguala como ponto mais alto da nação.
Para Paris 2024, Antígua e Barbuda classificou um atleta na Fórmula Kite, com possibilidades de esportistas no atletismo, boxe e natação.
Esportes fortes
Atletismo - A delegação antiguana sempre está representada na modalidade, até o momento não tem classificados, mas o país recorrentemente avança nas fases com seus atletas e será um país para ficar de olho.
Vela - A grande aposta para a medalha inédita é na Fórmula Kite com Tiger Tyson, o jovem antiguano é uma sensação na modalidade e conseguiu ótimos resultados recentemente, o barco já está classificado para Paris 2024.
Atletas
Tiger Tyson pode surpreender e conquistar a primeira medalha de Antígua e Barbuda (foto: Antigua Yatch club) |
Tiger Tyson (Vela) - O velejador deve ser o convocado na classe Fórmula kite de Antígua e Barbuda em Paris 2024. Vice nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, Chile, o antiguano foi 7° nos jogos olímpicos da juventude em 2018 e tem chances de trazer a primeira medalha do país em olimpíadas
Cejhae Greene (Atletismo) - Bronze no pan de Lima em 2019, o antiguano corre a prova dos 100m e vem crescendo na modalidade, no último Mundial de Atletismo, em Budapeste, Hungria, marcou 10.23 - 0.2 a frente de Paulo André e Felipe Bardi - e correu para 10.13 no Rio 2016, parando na semifinal. O atleta busca classificação para Paris para tentar melhorar seus resultados.
0 Comentários