Últimas Notícias

Parada das Nações - Arábia Saudita



 

Sigla: KSA

Medalhas na história: Ouro 0 | Prata 2 | Bronze 2 | Total: 4

Em Tóquio... Ouro 0 | Prata 1 | Bronze 0 | Total: 1

Primeira Participação olímpica: Munique 1972 

Maior medalhista olímpico: Hadi Soaan (Atletismo) e Tariq Hamedi (Karatê), ambos com uma prata cada

Arábia Saudita, maior país árabe na Ásia e localizado na Península arábica, teve a primeira participação olímpica em Munique-1972, ficando de fora somente em Moscou-1980, fazendo parte do boicote liderado pelos Estados Unidos. A maior delegação da história do país viria 12 anos depois, em Los Angeles-1984, quando 37 sauditas disputaram os Jogos. 

PARADA DAS NAÇÕES - ANTÍGUA E BARBUDA

As primeiras medalhas olímpicas da Arábia Saudita foram conquistadas em Sydney-2000: Uma prata de Hadi Al-Somaily nos 400m c/barreiras (atletismo) e um bronze de Khaled Al Eid na prova de saltos do hipismo. Depois disso foram 12 anos sem medalhas, até conquistarem um bronze no hipismo em Londres-2012.

Londres também marcou a primeira vez que o país enviou atletas mulheres para os Jogos, sendo a judoca Wojdan Shaherkani a primeira atleta da Arábia Saudita a competir pelo país. Nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio, os sauditas conquistaram uma medalha de prata com Tareg Hamedi, no Karatê masculino, categoria acima de 75kg.

A Arábia Saudita está classificada para Paris 2024 para o evento de Saltos do Hipismo, assegurando assim a presença de três atletas do país na competição individual. Por conta da sua inconstância nos números das delegações em olimpíadas anteriores fica difícil prever quantos atletas estarão na França, mas um número entre 20 e 30 atletas é o mais provável.

 
Esporte Forte

Hipismo - Duas das quatro medalhas que a Arábia Saudita possui nos Jogos Olímpicos vieram do hipismo. Em Sydney 2000, Khaled Al Eid foi bronze na prova individual dos saltos. Em Londres 2012 a equipe formada por Ramzy Al Duhami, Abdullah Al Saud, Kamal Bahamdan e Abdullah Sharbatly também obteve bronze, mas nos saltos por equipes.

 
Atletas

Ramzy Al Duhami (Hipismo - Saltos): o experiente atleta de 52 anos esteve na equipe que conquistou a medalha de bronze em Londres 2012 e segue demonstrando que é um especialista em Saltos. Ele esteve na equipe que garantiu a primeira colocação do grupo F da qualificação olímpica, com quinze pontos de penalização após as duas passagens, e asseguraram a vaga para Paris 2024, onde ele deve liderar a equipe em busca de mais uma medalha na modalidade

 

Ramzy Al Duhami durante competição.  (Foto:Nanna Nieminen /World of Showjumping)

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar