Últimas Notícias

Parada das Nações - Argélia



Sigla: ALG

Medalhas na história: Ouro: 5 | Prata: 4 | Bronze: 8 | Total: 17

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Tóquio 1964

Maior medalhista olímpico: Taoufik Makhloufi (atletismo), um ouro e duas pratas

A nação norte-africana é uma das potências do continente, com sua bandeira ostentando faixas verde e branca com lua e estrela vermelhas se sobrepondo, a Argélia é o sétimo país com mais medalhas da África. Os argelinos não participaram das primeiras edições das olimpíadas devido à colonização francesa, fazendo a sua estreia em Tóquio 1964, dois anos após sua independência. Os únicos Jogos que não integraram foi a edição canadense de 1976, em Montreal, ao apoiar o boicote dos países africanos em protesto ao não-banimento da Nova Zelândia pelo Comitê Olímpico Internacional.

PARADA DAS NAÇÕES - ALBÂNIA

Na Rio 2016 foi a edição que a Argélia levou sua maior delegação, 65 atletas. O esporte com mais medalhas conquistadas pela Argélia é o atletismo, seguido pelo boxe e judô. As provas de meio fundo são as mais vitoriosas entre os argelinos, com os 1500m ganhando 4 ouros e uma prata. Taoufik Makhloufi é o grande destaque olímpico dos islâmicos. 

A Algéria já está com 17 atletas classificados para Paris 2024, sendo 10 homens e 7 mulheres. O boxe lidera a lista com cinco nomes e o atletismo está em segundo com 3 garantidos nos jogos. Tiro esportivo, ciclismo, remo, ginástica artística e vela também já tem atleta argelianos garantidos. A expectativa é que entre 40 e 60 atletas do país estejam em Paris.

Esportes fortes

Atletismo - As provas de longa distância são responsáveis por metade das medalhas da Argélia, com fundistas ganhando medalhas nas últimas duas olimpíadas, e se classificando para duas finais nos 800m durante o Mundial de Atletismo, pode se converter em mais medalhas na França.

Boxe - A modalidade com maior número de classificados até o momento vem mostrando crescimento nos últimos anos, com a maioria dos boxeadores terminando em 9° e abaixo em Tóquio. Nos Mundiais de 2023, conquistaram três oitavas e uma quartas de final.

Atletas

Djamel Sedjati (Atletismo) - Vice campeão mundial no mundial de 2022 nos 800m, Sedjati é o grande nome do atletismo argelino e está na briga por medalhas na prova em Paris, assim como Slimane Moula outro bom corredor de meio fundo que foi finalista no último mundial

Após ser impedida de disputar a final do último mundial, Khelif vem com raiva para pegar um pódio olímpico (foto: Comitê olímpico argelino) 

Imane Khelif (Boxe) - Vice mundial em 2022, a boxeadora argelina iria tentar o título em 2023 na categoria até 66kg, mas antes da final ela foi desclassificada por supostamente ter um alto nível de testosterona em seu sangue, segundo a IBA - que está descredenciada pelo COI e não gere o boxe olímpico. Imane negou as acusações e acusou a entidade de conspirar para Yang Liu da China fosse a campeã. Já classificada para Tóquio, ela é uma das favoritas ao pódio, e deve vir com 'sangue nos olhos' após esse problema no último mundial. 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar