Últimas Notícias

Parada das Nações - Armênia



Sigla: ARM

Medalhas na história - Ouro: 2 | Prata: 8 | Bronze: 8 | Total: 18  

Em Tóquio - Ouro: 0 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 4 

Primeira participação olímpica - Atlanta 1996

Maior Medalhista olímpico - Artur Aleksanyan (Wrestling), um ouro, uma prata e um bronze


A Armênia é um pequeno país asiático localizado na região do Cáucaso, em uma área que pertencera à União Soviética até 1991. Após disputar a olimpíada de Barcelona em 92 como integrante do time unificado, a primeira participação do país como nação independente ocorreu em 1996, nos jogos de Atlanta. Logo em sua estreia, o país conquistou duas medalhas no wrestling com o atleta Armen Mkrtchyan, que ganhou o ouro no estilo greco-romano até 52kg e a prata no estilo livre até 48kg. 

PARADA DAS NAÇÕES - ARGENTINA

Desde então, o país participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos, somando 18 medalhas no total e tendo o melhor desempenho na Rio-2016, quando ficou na 42ª posição ao conquistar um ouro e três pratas, todas no wrestling. 

Em Tóquio-2020, o ginasta Artur Davtyan foi responsável por trazer uma medalha olímpica inédita para o seu país ao conquistar o bronze no salto, tornando-se o primeiro ginasta armênio a subir no pódio olímpico. 


Esportes fortes

Wrestling - detentor de metade das medalhas olímpicas da Armênia, incluindo as únicas duas de ouro, o wrestling é o esporte principal do país em termos de Jogos Olímpicos. Em Paris, a equipe tem até o momento cinco representantes, sendo três no estilo greco-romano e dois no estilo livre. Todos os atletas são do time masculino e se classificaram através do mundial realizado em 2023 na Sérvia. 

Levantamento de pesos - É o segundo esporte em que a Armênia tem mais medalhas olímpicas. Mas o país tem sofrido muitas restrições por contas dos vários atletas pegos em exames antidoping, que em Tóquio só puderam enviar apenas dois atletas. quando o ranking for fechado em abril, se saberá quantos atletas o país poderá levar. 

Ginástica artística - A Armênia conseguiu sua primeira medalha olímpica na modalidade em Tóquio e com destaque Artur Davtyan, espera repetir a dose em Paris

Atletas

Artur Davtyan conquistou a primeira medalha olímpica da Armênia na ginástica artística. (Foto: divulgação)

Artur Davtyan (Ginástica Artística) - um dos principais atletas do país, Arthur coleciona medalhas importantes: além do bronze olímpico, soma dois ouros, duas pratas e dois bronzes em campeonatos europeus e um ouro no campeonato mundial de Liverpool realizado em 2022. Seus principais aparelhos são o salto e o cavalo com alças. Neste último, batizou um elemento com o seu nome durante etapa da Copa do Mundo no Cairo, em 2021. 

Artur Aleksanyan (Wrestling) - dono de um ouro (Rio 2016), uma prata (Tóquio 2020) e um bronze (Londres 2012), Artur Aleksanyan é o maior medalhista olímpico da Armênia, além de ser tetra mundial. Em Paris, competirá no estilo greco-romano na categoria até 97kg e tentará sua quarta medalha olímpica consecutiva, o que deve acontecer baseado nos resultados dos últimos mundial em que ele participou 

Varazdat Lalayan (Levantamento de pesos) - Apontado como principal nome que pode acabar com o reinado de Lasha Talakhadze na categoria acima de 109kg, Lalayan ainda está longe de superar o georgiano, mas como melhor do resto, deverá estar no pódio em Paris se não tiver nenhum contratempo.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar