Sigla: BAR
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira participação olímpica: Cidade do México 1968
Maior medalhista olímpico: Obadele Thompson (Atletismo), um bronze
Barbados é o escolhido da Parada das Nações de hoje. Os caribenhos utilizam uma bandeira com duas faixas verticais em azul-marinho e uma no centro amarelo-ouro, no meio se encontra um tridente preto. A nação insulana tem pouca tradição em esportes olímpicos de verão, conquistando sua única medalha em Sydney, Austrália, em 2000. É famoso por suas praias paradisíacas e por ser o local de nascimento da cantora Rihanna.
PARADA DAS NAÇÕES - BANGLADESH
O país de colonização inglesa competiu como Federação das Índias Ocidentais em 1960 e estreou em 1968 como nação independente, dois após sua independência, e só não participou dos jogos de Moscou em 1980 ao se alinhar ao boicote estadunidense. E desde Los Angeles-1984 envia representantes para a maior festa esportiva do planeta sem nenhuma falta. As maiores delegações de Barbados foi de 17 atletas em Seul, Coreia do Sul (1988) e Barcelona, Espanha (1992). A menor convocação aconteceu em Londres, Inglaterra (2012) com seis esportistas.
Para Paris 2024, na França, a pequena nação tem Sada Williams classificada para a disputa dos 400m rasos feminino, única barbadense garantida em Paris até o momento deste post. É no atletismo que Obadele Thompson ganhou a única medalha do país nos jogos na prova de 100 metros.
Obadele 'Oba' Thompson é o único medalhista olímpico da história de Barbados (foto: Comitê olímpico de Barbados) |
Esportes fortes
Atletismo: Como em muitos países do Caribe, Barbados tem sua principal força nas provas de velocidade do atletismo, onde conquistou sua única medalha olímpica. E uma prova de velocidade pode ser a razão de mais uma medalha para Barbados, já que Sada Williams foi bronze nos últimos mundiais e chega com moral para a olimpíada francesa.
Atletas
Sada Williams (Atletismo): A grande sensação barbadiana é atual campeã dos Jogos da Comunidade Britânica e vice campeã norte, central e caribenha nos 400m, prova em que é especialista. No Mundial de Atletismo, foi bronze nos mundiais de 2022 e 2023, a credenciando por um lugar ao pódio na olimpíada de Paris, onde ela já está garantida.
Barbadiana desponta no esporte do país. Foto: NationNews/File |
0 Comentários