Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira participação olímpica: Berlim 1936
O país sul-americano está localizado no centro-oeste da América do Sul e tem cerca de 12 milhões de habitantes. Com rica biodiversidade, a Bolívia tem sua geográfica agraciada por três fisiografias: os Andes, a planície amazônica e os vales pré-andinos. Os bolivianos também são apaixonados por futebol e raquetebol.
A Bolívia possui vasta história em participações nos Jogos Olímpicos e graças ao crescente interesse no olimpismo, o país criou em 1932 o Comitê Olímpico Boliviano (COB), entidade reconhecida oficialmente pelo COI em Berlim 1936, mas ficando ausente das edições seguintes.
Após os jogos de Tóquio 1964, tem participado com constância nos jogos, o que não acontecia de forma contundente - com exceção de Moscou-1980, quando aderiu ao boicote liderado pelos Estados Unidos. A maior parte de suas participações foram realizadas por convite (wildcard), com exceção das olimpíadas do Rio 2016, em que a maioria dos atletas da delegação boliviana atingiu os requisitos mínimos para os Jogos.
Nelly Chavez em destaque com as cores da Bolívia. Foto: Privada/Chávez de Wright Family |
Considerada uma pioneira do movimento olímpico boliviano, a corredora Nelly Chavez foi a primeira mulher boliviana a participar das olimpíadas em Los Angeles 84, onde terminou em 42º lugar.
Além de Nelly, A atleta Katerine Moreno também é um destaque e tem o recorde de 4 participações olímpicas: Seul 1988, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, todos num período de 20 anos.
A dupla de irmãos do vôlei de praia Pavisic/pavisic são consideradas lendas do esporte na Bolívia. Em 1997. Formada por Carlos Antônio e Bernardo Pavisic conquistou o ouro após derrotar a Colômbia nos Jogos Bolivarianos de Arequipa 97 (Peru).
Ainda que não tenha conquistado medalhas olímpicas, a Bolívia tem um trabalho esportivo em crescimento em diversas modalidades e as mulheres têm papel importante nessa iniciativa.
0 Comentários