Últimas Notícias

Parada das Nações - Botsuana





Sigla: BOT

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 1 | Total: 2

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 2

Primeira Participação olímpica: Moscou 1980

Maior medalhista olímpico: Nijel Amos (Atletismo), uma prata


Participando initerruptamente dos Jogos Olímpicos desde os jogos de Moscou em 1980, a primeira medalha do país localizado na parte sul do continente africano veio somente em 2012, quando o país levou sua menor delegação para uma olimpíada - quatro atletas. A Botsuana foi prata no atletismo, na prova dos 800m com Nijel Amos na época com 18 anos de idade (Em 2022 ele acabou pego em um exame antidoping e foi banido por 3 anos do esporte, impossibilitando sua participação em Paris-2024)


Em Tóquio-2020, veio a segunda medalha do país, no revezamento 4x400m masculino conquistou a segunda medalha do país, um bronze com Isaac Makwala, Bayapo Ndori, Zibane Ngozi e Baboloki Thebe.

A segunda medalha da história de Botsuana veio em Tóquio (foto: Botswana Guardian)


Tóquio-2020 teve a maior delegação de Botsuana na história da olimpíada - 13 nomes e está na expectativa de ao menos repetir a mesma numeração em Paris. No momento, o país tem cinco atletas classificados para a olimpíada, todos no atletismo. 


Esportes fortes

Atletismo – as medalhas olímpicas do país vieram do atletismo, onde o país mostrou força na sprovas de meio-fundo e agora, nas provas de velocidade, com medalhas conquistadas também em mundiais da modalidade.

Atletas

Letsile Tebogo (Atletismo) – nova joia do esporte botsuanês, Letsile ganhou o ouro dos 100m no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 de 2021, tornando-se o primeiro atleta do Botswana a ganhar uma medalha de ouro nos 100m no nível do Campeonato do Mundo. E duas únicas medalhas do país em Mundiais adultos vieram com Tebogo em 2023: prata nos 100m e bronze nos 200m, o credenciando como um nome forte para chegar no pódio nas provas em Paris-2024

Letsile Tebogo tem somente 20 anos e os melhores resultados da história do país. (Foto: Letsile Tebogo/Instagram)



0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar