Últimas Notícias

CAS revoga decisão da World Skate e CBSk volta a gerir o skateboarding brasileiro

 

De preto, Kelvin Hoefler faz manobra no corrimão de concreto com a parte de trás do skate levantada. Ele está de boné e está de noite
Foto: Julio Detefon/CBSk

 

O CAS (Corte Arbiral do Esporte), emitiu nesta terça (27), uma decisão cautelar revoga a decisão da World Skate de desfilar a CBSk (Confederação Brasileira de Skateboarding), por considerar que isso seria prejudicial ao trabalho de preparação olímpica. Com isso, a CBSk volta a gerir a modalidade no Brasil.

Em janeiro de 2024, a World Skate baniu a CBSk de seu quadro de filiadas e exigiu que a CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação) criasse até abril, uma federação que tenha todas as modialidades da World Skate, chamada Skate Brasil. Nisso ficou decidido que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) devia ficar cuidando do skateboarding até os Jogos de Paris-2024.

A CBSk já está recebendo desde a última sexta, os recursos da Lei Agnelo/Piva, que tem direito como confederação olímpica brasileira. Embora a decisão de agora seja favorável a entidade, ela não é definitiva e o recurso da CBSk ainda será julgado com uma decisão final em relação ao banimento. 

Nesta semana, ocorrerá a última etapa do Circuito Mundial de park, que encerra a primeira fase de classificação olímpica. Essa competição teve uma polêmica em torno do pagamento da inscrição, com Eduardo Musa, presidente da CBSk, alegando que o COB não pagou as inscrições dos atletas, o que foi negado depois pela entidade. Os atletas brasileiros estão confirmados no torneio. 

O COB emitiu uma nota confirmando que deixa a gestão da modalidade e que como a CBSk não havia sido banida do seu quadro, nada se alterou. Confira a nota:

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi informado oficialmente da liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendendo a decisão de desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) à World Skate (WS). Com isso, o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris"

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar