Últimas Notícias

João Fonseca conquista maior vitória da carreira e Brasil expande recorde de tenistas nas oitavas do Rio Open

 

João avança com vitória sobre top-50. Foto: Fotojump

O 3° dia do Rio Open começou de forma histórica com a inédita vitória de João Fonseca (#655) no circuito ATP aos 17 anos, a jovem promessa brasileira bateu o francês, cabeça de chave 7, Arthur Fils (#36) por 6/0 6/4 em 1h28m na Quadra Guga Kuerten pela primeira rodada do torneio fluminense. A vitória expandiu o recorde do torneio em número de brasileiros nas oitavas de final para 4, com Fonseca, Monteiro, Meligeni e Wild classificados. Nas duplas, o clássico brasileiro terminou com triunfo de Rafael Matos e Nicolas Barrientos (COL) sobre Marcelo Melo e Matwe Middelkoop (NED) por 3/6 6/4 10-6.

João Fonseca e Arthur Fils tiveram seu jogo de estreia adiado da terça para essa quarta após chuvas atingirem o complexo do Rio Open durante a tarde de ontem. Quando a bola rolou, o carioca fez a quadra central do Rio Open vibrar com o pneu aplicado sobre o francês no primeiro set, com três quebras sobre Fils, Fonseca abriu 6/0 sem deixar o adversário top-50 respirar. O brasileiro não foi ameaçado em seu saque, perdeu apenas 2/5 pontos de quebra e um set point, em um dos melhores sets iniciais que o público presente poderia assistir.


Na segunda parcial, João e Arthur fizeram um jogo digno de Quadra Guga Kuerten, com games longos e alto nível de tênis, o jogo se encaminhou com saques confirmados até o 7° game, quando Fonseca quebrou o serviço de Fils e abriu 4/3 na partida. Na sequência, sacou e ganhou seu terceiro game seguido para marcar 5/3, o brasileiro perdeu dois match points e venceu Arthur por 6/3 e 2x0.

João mais uma vez não foi ameaçado no saque, fechando com 4/9 pontos de quebra convertidos sobre o europeu. A torcida comemorou muito e vibrou durante todo o jogo, apesar da chuva ter afastado boa parte dos espectadores, a atmosfera empurrou João à vitória. O brasileiro sobe 200 posições no ranking da ATP e enfrenta o chileno Cristian Garin.

Na coletiva de imprensa pós-jogo, João comentou que teve maior foco no seu físico e na maturidade, durante os treinamentos, e que jogou com a torcida na quadra central, "nessa pré-temporada eu foquei muito no físico e também na maturidade. Joguei com a torcida ao meu favor. Máxima intensidade desde o primeiro ponto. No segundo, sabia que se eu desse brecha, ele ia pegar. Tô muito feliz com meu desempenho de hoje", sobre o seu futuro no circuito, Fonseca comentou que ainda não tem a decisão final, "Vou decidir no meio do ano. Se eu decidir, vai ser uma decisão pessoal com a minha família. Não seria uma decisão pública agora."

A outra partida com brasileiros no dia foi vencida por Matos e Barrientos (COL) sobre Melo e Middelkoop (NED) por 2x1 de virada, a dupla do gaúcho com o colombiano abriu o jogo atrás após derrota por 3/6, o set foi dominado por Marcelo e Matwe após quebra no 2° game. Na segunda parcial, Rafael e Nicolas ganharam três games seguidos e abriram 4/1, sofreram empate e venceram os dois games finais para marcarem 6/4 e forçarem o match tie-break. No desempate até 10 pontos, Matos e Barrientos perderam match point e avançaram para as quartas. Após mais um dia de chuva atingir o Rio Open, os jogos de simples e duplas de Thiago Wild foram adiados, confira a seguir o novo cronograma para quinta-feira:

Rio Open


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar