Últimas Notícias

Parada das Nações - Burkina Faso

 

Parada das Nações - Burkina Faso

Sigla: BUR

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1

Primeira Participação olímpica: Munique 1972 (como Alto Volta)

Maior medalhista olímpico: Hugues Fabrice Zango (Atletismo), um bronze


O país da África ocidental disputou a sua primeira edição de Jogos Olímpicos, em Munique 1972, ainda conhecido como República do Alto Volta. Apenas um atleta do país esteve presente, André Bicaba, nos 100m rasos. Após ficar ausente entre 1976 e 1984, a nação retornou a disputa olímpica em Seul-1988, mas já como Burkina Faso, como é conhecida atualmente, e tem disputado todas as edições desde então.

PARADA DAS NAÇÕES - BULGÁRIA

O recorde de participantes do país foi justamente em Tóquio 2020, com sete atletas. Foi nesta olimpíada foi que Burkina Faso conquistou sua primeira e única medalha olímpica, com o bronze Huges Fabrice Zango no salto triplo.  

Parada das Nações - Burkina Faso
Zango durante da final do salto triplo no Mundial de 2023/ Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Em Paris-2024, três atletas do país estão classificados até o momento deste post, sendo dois no atletismo (Zango e Marthe Koala) e um no ciclismo estrada feminino.


Esporte forte


Atletismo: Esporte responsável pela única medalha do país na história olímpica de Burkina Faso e onde o país sempre enviou atletas em diversas provas. Atualmente é no salto triplo que o país brilha, graças a Hugues Fabrice Zango, que foi de 34º colocado no Rio 2016 para o bronze olímpico em Tóquio-2020 e é o maior nome da história esportiva do país.


Atletas


Hugues Fabrice Zango (Atletismo) - Dono da única medalha olímpica de Burkina Faso, Hugues, de 30 anos, Ouro no Mundial de Atletismo em 2023 e prata em 2022, Zango vem com um dos principais nomes no salto triplo e vai em busca do ouro olímpico que não veio em Tóquio.

Parada das Nações - Burkina Faso
Koala após vencer o salto triplo nos Jogos Africanos de 2022/Foto: Divulgação


Marthe Koala (Atletismo) - Koala disputou apenas os 100m com barreiras entre 2012 e 2020. Mas após passar a dar prioridade para o salto em distância, os resultados apareceram em 2023. Ouro nos Jogos da Francofonia e 7ª colocada no Mundial de Atletismo, Marthe já tem vaga olímpica e quer brigar pelo pódio em Paris.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar