Últimas Notícias

Parada das Nações - Cabo Verde



Sigla
: CPV

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica: Atlanta 1996


Cabo Verde percorre o largo da costa da África Ocidental e possui dez ilhas pequenas e montanhosas. O país é apaixonado por futebol e tem como língua oficial o português, mas a língua usada no cotidiano pelo povo é o crioulo cabo-verdiano, considerada símbolo de identidade, resistência e conexão entre vários povos nas ilhas, comunidades cabo-verdianas e suas diásporas.



Apesar da sua independência ter sido em 1975, somente em 1989 que Cabo Verde criou um comitê olímpico, sendo aceito pelo COI em 1993. Sua estreia foi na Olimpíada de Atlanta em 1996 e desde então o país nunca mais deixou de disputar os Jogos. O país ainda busca sua primeira medalha olímpica na história.

O maratonista Antônio Zeferino é o único atleta olímpico de Cabo Verde que participou três vezes consecutivas dos Jogos Olímpicos: Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004). Em Atlanta 1996, António Zeferino, Henry Andrade e Isménia Frederico, foram os primeiros atletas a representarem Cabo Verde em jogos olímpicos. Zeferino terminou em 94º lugar com o tempo de 2.34,13segundos.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) pretende levar a Paris 2024 por volta de cinco atletas, segundo informação do chefe da missão cabo-verdiana Leo Moreau em entrevista em janeiro deste ano. 

António Zeferino. Foto: Reprodução

Tóquio-2020 foi quando Cabo Verde teve sua maior delegação, com seis atletas, com apenas uma atleta classificada via ranking - Sandrine Billiet. As outras vagas foram via convite de outras modalidades, vagas estas que deverão vir novamente para os atletas de Cabo Verde em Paris-2024.

No momento, Cabo Verde não tem nenhum classificado para a Olimpíada. E Paris 2024 será a primeira olimpíada em que os atletas cabo-verdianos que garantirem vagas vão passar juntos por uma etapa de aclimatação e preparação na Comunidade de Municípios de Parthenay-Gâtine, a duas horas e meia de Paris. Outro destaque importante é que futuramente os Comitês Olímpico e Paralímpico pretendem se unir institucionalmente como única delegação nacional – a Team Cabo Verde.



Esportes Fortes



Atletismo: Historicamente o país sempre envia representantes dessa modalidade. Em Rio 2016 e Tóquio 2020, Jordin Andrade representou o arquipélago. Em Paris, uma das expectativas é que  Samuel Freire consiga a classificação. 


Atletas 



Samuel Freire (atletismo) - Natural de Cabo Verde, Samuel mora em Portugal há alguns anos e tem conquistado bons resultados em provas do país ibérico como a Meia Maratona de Moita. O atleta venceu a 33ª Meia Maratona de Setúbal em 2023, fez seu melhor tempo com 14:07.38 ficando em 40º no Mundial de Budapeste do mesmo ano nos 5000m.

Nancy tem feito boas atuações em competições de boxe e pode brilhar em Paris-2024 (foto: Reprodução)


Nancy Moreira (Boxe) - Número quatro do ranking mundial da IBA, Nancy chegou nas quartas de final do último mundial e tem boas chances de estar em Paris na categoria até 66kg. Se conseguir repetir na olimpíada o bom desempenho no último mundial, pode sonhar com medalha.

Djamila Silva (Judô) - Apesar de não ter muitos resultado relevantes no judô em nível mundial, Djamila tem marcado presença em grandes competições e no momento, está pegando a vaga continental na categoria até 52kg e deverá estar em Paris-2024



Com informações da Balai.cv e Inforpress

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar