Últimas Notícias

Parada das Nações - Canadá




Sigla: CAN

Medalhas na História: Ouro: 71| Prata: 110| Bronze:145 | Total: 326

Em Tóquio… Ouro: 7| Prata: 7 | Bronze: 10 | Total 26

Primeira Participação Olímpica: Paris 1900

Sede da Olimpíada em 1976 (Montreal)

Maior Medalhista Olímpico: Kathleen Heddle e Marnie McBean (Remo), três ouros e um bronze




A primeira participação do Canadá nas Olimpíadas ocorreu em 1900 nas Olimpíadas de Paris conquistando uma medalha de ouro e outra de bronze. Desde então, o país deixou de participar apenas dos Jogos de Moscou em 1980, devido a um boicote liderado pelos Estados Unidos em protesto à invasão soviética do Afeganistão em 1979. Mais de 60 países, incluindo o Canadá, apoiaram o boicote e decidiram não enviar suas equipes para os Jogos Olímpicos daquele ano.

PARADA DAS NAÇÕES - CAMARÕES 

O Comitê Olímpico Nacional sediou as Olimpíadas de 1976, em Montreal. Financeiramente os Jogos foram um fracasso, causando o maior prejuízo econômico da história do evento até Atenas 2004, totalizando mais de 2 bilhões de dólares americanos em dívidas, levando a cidade a demorar mais de 40 anos para conseguir quitar as dívidas relacionadas ao evento. No âmbito esportivo, outra grande decepção: o Canadá é até hoje o único país sede a não conquistar nenhuma medalha de ouro em seus próprios Jogos Olímpicos.


O cavaleiro Ian Millar é o homem com mais participações olímpicas, dez entre Munique 1972 e Rio 2016 (foto: Ryan Remiorz ) 


A melhor participação do Canadá nas Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Los Angeles, em 1984. Dessa vez, os atletas canadenses conseguiram um total de 44 medalhas, sendo 10 de Ouro.

Ao longo da história do país nos jogos, o atletismo é o esporte com maior sucesso em Olimpíadas, registrando 63 medalhas no total, sendo 16 de ouro. George Orton ganhou a primeira medalha de ouro do Canadá em um esporte ao garantir a vitória na corrida de 2500m com obstáculos nos Jogos de 1900, em Paris.

Kathleen Heddle e Marnie McBean são tricampeãs olímpicas no remo (foto: Comitê olímpico canadense)

Um detalhe interessante é que apesar do bom desempenho em jogos olímpicos de Verão, é nas olimpíadas de Inverno que o Canadá é potência mundial, com um total de 225 medalhas conquistadas, sendo 77 de ouro, o quinto país com mais medalhas nos jogos de Inverno.


Na última edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, o Canadá atingiu sua segunda melhor participação na história, conquistando um total de 24 medalhas, sendo 7 de ouro. Até o momento, o Canadá já tem 140 atletas classificados para as Olimpíadas de Paris 2024, sendo 59 homens e 72 mulheres.

 

Esportes Fortes



Atletismo - Responsável por 63 das 324 medalhas olímpicas do Canadá, o atletismo foi responsável por dois dos últimos sete ouros canadenses. Em Tóquio, a equipe conquistou ao todo sete medalhas no atletismo, com destaque para as corridas em 100m, 200m e revezamento 4x100m.


Andre De Grasse um dos principais nomes do atletismo Canadense. (foto: Jewel SAMAD/ AFP)

Remo - Depois do atletismo, o Remo canadense é a modalidade que mais trouxe medalhas nas Olimpíadas com 43 medalhas no total. Em Tóquio, o Comitê Olímpico Nacional conquistou o ouro na competição oito com timoneiro e a medalha de bronze na competição dois sem timoneiro.

Natação - O Comitê Olímpico Nacional também conta com excelentes resultados na Natação, tendo conquistado 54 medalhas na história. Nas Olimpíadas de 2021 em Tóquio , foram cinco medalhas, sendo um ouro conquistado por Margaret MacNeil nos 100m borboleta e três medalhas de prata.

Basquete - Nos últimos anos a Seleção Canadense de Basquete tem obtido bons resultados nas competições da FIBA. Sem conquistar grandes posições nos Jogos Olímpicos, desde um 7º lugar em Sydney, a Seleção Canadense chega para a disputa em Paris com um elenco recheado de estrelas da NBA e uma excelente medalha de bronze no Campeonato Mundial vencendo os EUA na disputa.

Futebol - Atual medalhista de ouro, a Seleção Canadense de Futebol Feminino chega para as Olimpíadas de Paris em meio a incertezas, após o resultado ruim na Copa do Mundo de 2023 quando foram eliminadas ainda na fase de grupos.


Atletas



Andre De Grasse (Atletismo) - Atual campeão olímpico nos 200m rasos. Um dos atletas mais condecorados em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais, com diversas medalhas, chega muito forte para a disputa do bi campeonato.

Damian Warner (Atletismo) - Atual Campeão Olímpico no Decatlo, foi medalhista de prata no último Campeonato Mundial em Budapeste 2023 e chega muito bem para a disputa da competição e em busca de medalhas. E um dos seus principais rivais pelo ouro será seu compatriota Pierce LePage, campeão mundial em 2023.


Maggie Mac Neil a grande esperança canadense na natação. (Foto: AFP)


Maggie Mac Neil (Natação) - Atual Medalhista de Ouro nos 100m Borboleta, a jovem nadadora canadense conquistou diversas medalhas no último campeonato mundial de piscina curta e chega como uma das favoritas para a disputa dos Jogos de Paris.

Kylie Masse (Natação) - Outra nadadora de grande destaque para a equipe canadense. Foi medalhista de prata nas provas de 100m e 200m costas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e chega como uma das favoritas para as Olimpíadas de Paris.

Shai Gilgeous-Alexander (Basquete) - Considerado por muitos o grande nome da Seleção Canadense de Basquete Masculino e da NBA, o atleta do Oklahoma City Thunder fez uma excelente Copa do Mundo levando a equipe até a conquista do terceiro lugar. Shai vem fazendo uma grande temporada em seu time e chega como um dos destaques dessa seleção e da competição.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar